Search
[adsforwp-group id="156022"]

Banrisul garante empréstimo a servidor que solicitar 13° salário

img_6201_foto_1.jpg

Todo o servidor estadual que optar por receber o empréstimo referente ao 13° salário será atendido. A garantia é do presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (16), ele disse esperar que os problemas apontados estejam resolvidas neste segundo dia de operação de crédito.

De acordo com Mota, 120 mil servidores, de um universo de 350 mil, já foram atendidos com o empréstimo. Quem realizar a solicitação nos primeiros dias receberá na sexta-feira (18).

“Vamos atender todas as demandas dos servidores. O banco está de portas abertas para o melhor atendimento possível. Todos que optarem (pelo empréstimo) vão receber. Espero que hoje todas essas pontualidades estejam resolvidas. Procurem o banco que temos as soluções financeiras para todos os servidores”, garantiu o presidente do Banrisul.

O único porém é o caso do servidor que está em litígio com o banco e não quer negociar com a instituição. Neste caso, o Banrisul não irá realizar o empréstimo.

Quem não quiser solicitar agora o benefício receberá o salário extra, em seis parcelas, a partir de junho de 2016.

O Cpers se manifestou nesta manhã e informou está colocando o jurídico do sindicato a disposição dos professores estaduais que enfrentaram problema na solicitação do empréstimo a fim de que ações individuais sejam encaminhadas à Justiça.

Quem está em litígio com o banco

São 1.146 servidores que estão nesta situação. Nestes casos, é necessário que o interessado procure uma agência do Banrisul. Segundo Mota, o banco tem a solução financeira para todas as situações.

Quem está negativado

Os servidores que estão com restrição de crédito não terão impedimento em contratar o empréstimo, já que, segundo Mota, o Banrisul está dispensando todos os pontos cadastrais neste caso específico.

Custo para obter o empréstimo

Nenhum custo. O Governo do Estado vai indenizar o servidor. Nos casos em que aparece um desconto de R$ 198,71, ou qualquer outro taxa referente a IOF ou juros, o governo gaúcho já informou que irá realizar o ressarcimento.

Pensionistas que tem conta-poupança

É preciso ir na agência que o problema será resolvido no local.

Quem é pensionista e tem pensão a pagar para criança

Operação não pode ser feita no caixa eletrônico. O representante legal do menor tem que ir na agência, com uma procuração, e solicitar o empréstimo.

Servidor que tem conta em outro banco

O Banrisul vai atender normalmente. É preciso procurar uma agência, assinar um termo informando que ele não será transferido na portabilidade. É necessário abrir uma conta corrente e o dinheiro pode ser sacado na hora, sem que o servidor seja tarifado por isso.

Servidores que anteciparam 60% do 13°

O servidor precisa pagar o que adiantou. Na próxima semana será liberado o restante do 13° para que seja feito o empréstimo.

Contra-cheque não aparece

O Governo do Estado não pagou o 13° salário. Por isso, o contra-cheque não aparece. No terminal bancário, o servidor pode consultar o valor que foi disponibilizado.