Search
[adsforwp-group id="156022"]

Polícia prende quadrilha que roubava um carro por dia na Região Metropolitana

img_6229_foto_1.jpg

Uma operação policial realizada na manhã desta sexta-feira (18) desarticulou uma quadrilha responsável, nos últimos três meses, por pelo menos um roubo de veículos por dia na Grande Porto Alegre, principalmente em Gravataí, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. O grupo tem duas ramificações e são mais de 30 inquéritos envolvendo três latrocínios (matar para roubar) durante roubo de carros, além de 10 tentativas de latrocínio.

Alguns integrantes também atacam sítios, estabelecimentos comerciais, pedestres e outros ainda vendem drogas. Um dos envolvidos está foragido e foi parceiro do bandido Seco, José Carlos dos Santos, responsável por vários ataques a carros-forte. Até o momento, 19 pessoas foram presas, apenas hoje. Outras oito foram detidas durante a investigação.

 

Operação

A 1ª Delegacia de Gravataí está coordenando a ação que envolve 150 policiais civis e militares. Eles cumpriram 30 mandados de busca e 12 de prisão no município, na zona Norte da Capital, em Sapucaia do Sul, em Alvorada, em São Leopoldo e em Viamão. Durante os seis meses de investigação, oito suspeitos foram presos e mais de dez veículos recuperados. De acordo com o delegado Alencar Carraro, o grupo criminoso tem uma característica.

“Eles sempre usam mulheres nos assaltos, talvez para, inicialmente, tentar não chamar tanta a atenção das vítimas”, diz Carraro.

Em um dos assaltos, no dia 8 de setembro, os bandidos roubaram um Citröen C4 em Gravataí. O veículo estava na frente de um bar. Na saída do local, um dos suspeitos atirou e matou um frequentador do local. A vítima não teria reagido e estava, inclusive, deitada no chão. Carraro diz que foram identificados cinco homens e uma mulher neste latrocínio. Um deles é o responsável por uma das ramificações da quadrilha, Cleber de Paula Baumart. Segundo a polícia, ele seria o autor do disparo contra o proprietário do Citröen. Esta parte do grupo é de Gravataí e Alvorada.

 

Parceiro do bandido Seco

Baumart, que já esteve no sistema prisional por duas tentativas de latrocínio em 2011 no Vale do Sinos durante roubo de veículos (um comerciante e um PM), atualmente se encontra detido no Complexo de Charquedas desde 14 de novembro. Ele tem ligação com um suspeito de ser responsável pela outra ramificação da quadrilha, que tem base em Novo Hamburgo. Atualmente foragido, Everton Elias Tormes de Medeiros, conhecido como Tamagochi, foi parceiro do bandido Seco em ataques a blindados. Apesar de ter mais de 100 anos de condenação, principalmente por assaltos a banco, ele foi transferido para o regime semiaberto em setembro. No entanto, um dia depois fugiu e começou, segundo a polícia, a roubar sítios e veículos.

O delegado Alencar Carraro acredita que estes crimes foram cometidos devido ao lucro rápido e com o objetivo de capitalizar a quadrilha. Ele acredita que o suspeito possa estar planejando assaltos a agências bancárias. Durante um confronto com a Brigada Militar, há mais de um mês, o irmão de Tamagochi foi morto. Ele, que estava junto, fugiu junto com outros parceiros.