Search
[adsforwp-group id="156022"]

Segunda-feira será de sol com pontos de chuva

img_6262_foto_1.jpg

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul durante a manhã desta segunda-feira, mas alguns pontos isolados do interior do Estado já podem ter chuva muito localizada. Entre a tarde e a noite, com o aquecimento diurno, a combinação de ar quente e umidade deve formar nuvens mais carregadas que vão trazer chuva para a maioria das regiões.

A chuva, típica de verão, será irregular e não alcançará todas as cidades. Pontos isolados podem ter pancadas fortes passageiras com trovoadas e ocasionais temporais. O dia não chega a ser muito quente, mas será abafado.

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 30°C.

A MetSul alerta para um cenário muito preocupante para o Oeste do Rio Grande do Sul neste final de ano. Modelos numéricos indicam volumes extremos de chuva para a área ao longo desta semana. O modelo norte-americano GFS indica acumulados entre 200 mm e 400 mm no Oeste do Estado e na província argentina de Corrientes nos próximos 10 dias.

Os volumes podem ser muito altos em intervalos de poucas horas, com alagamentos nas áreas urbanas. A região, no momento, enfrenta mais uma cheia do Uruguai. Logo, volumes excepcionalmente altos de chuva apenas agravariam o quadro, sobretudo nas áreas ao Sul das localidades com os maiores volumes de precipitação, o que coloca principalmente Uruguaiana, Itaqui e o Oeste do Uruguai sob risco.

Também em Corrientes podem ocorrer inundações. Com a atmosfera bastante aquecida e abundante umidade, a Metade Oeste do Estado tem risco acima do normal de temporais, alguns intensos, neste período de final de ano.