Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aprovados em concursos da área da segurança fazem churrasco em frente ao Piratini

img_6820_foto_1.jpg

Futuros servidores, aprovados em concursos públicos da área da Segurança, protestaram fazendo um churrasco em frente ao Palácio Piratini nesta quinta-feira (28). Eles pressionam o Executivo para preencher cerca de 2,6 mil vagas que foram oferecidas na época. De acordo com os organizadores, eles não esperam ser recebidos por representantes do Governo. A intenção é chamar a atenção da sociedade para a situação. 

“A gente não quer reunião. A gente quer uma data para começar a trabalhar”, relata Alexandre Meirelles, um dos aprovados para o policiamento ostensivo da Brigada Militar. 

Agentes do Corpo de Bombeiros também estavam no local. De acordo com o coordenador da Associação de Bombeiros do RS (Abergs), Ubirajara Ramos, destaca que não é apenas o combate a incêndios que fica prejudicado com o déficit de pessoal. Ele fala que, sem equipe, a espera por liberações de alvarás também é ampliada. 

“É contraditória a postura do Governo. Sem efetivo, são menos inspeções e menos empregos sendo gerados”, diz. 

Aprovado para a Polícia Civil, o autônomo Daniel Pinho reclama da incerteza de ter sido aprovado, mas não ter uma expectativa de iniciar o trabalho. 

“Há um ano houve a convocação do curso de formação, mas que foi congelado pelo decreto do governador Sartori. Estão poupando dinheiro às custas da insegurança da polulação”, reclama.

 

Concurso

O concurso público da Polícia Civil foi realizado em 2013 e prevê a contratação de 650 agentes. Já o da Brigada Militar foi em 2014 e previa a contratação de 1,6 mil servidores para o policiamento ostensivo e 400 para o Corpo de Bombeiros. 

Ainda não há a previsão de quando os aprovados serão convocados. O secretário estadual da Segurança Pública, Vantuir Jacini, disse em entrevista à Rádio Gaúcha que há a possibilidade de convocações para cursos preparatórios até o final de 2016, mas não apresentou datas.

 

Aposentadorias 

De acordo com levantamento da Rádio Gaúcha, os pedidos de aposentadorias de policiais cresceram 50% em 2015. Apenas no ano passado, 2.247 policiais civis e militares deixaram as ruas do Estado. O número é próximo ao total de vagas oferecidas no concurso.