As inscrições para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2016 terminam às 23h59 desta sexta-feira (29). De acordo com o Ministério da Educação serão firmados 250.279 contratos para financiamento em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. O Rio Grande do Sul é o sexto estado com maior oferta de vagas pelo Fies, com 12.563.
A inscrição deve ser feita no site fiesselecao.mec.gov.br. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados em 1º de fevereiro.
Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem a partir de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na redação superior a zero. Outra exigência é comprovar renda familiar bruta por pessoa de até dois salários mínimos e meio.
A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiverem obtido a maior média. Cada estudante pode fazer a inscrição em apenas uma opção de curso disponível. Até o fim da noite de hoje, ele poderá alterar a opção de curso no sistema.
Cursos prioritários
A partir de reestruturação feita no ano passado no programa, o “novo Fies” prioriza cursos com conceitos 4 e 5 (em uma escala de 0 a 5) nas avaliações do MEC. Também têm prioridade graduações nas áreas da saúde, engenharias e formação de professores.