A Justiça decretou na tarde desta quarta-feira (10), a prisão preventiva de Marco Aurélio Bitencourt de Souza, 41 anos, suspeito de raptar e molestar uma menina de 5 anos em Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho. Ele foi preso em casa, no mesmo município, no começo da noite de ontem.
Os policiais chegaram até ele por meio de uma denúncia anônima. A família de Souza confirmou que ele tem histórico de pedofilia.
Na noite de terça, a Brigada Militar reforçou o policiamento em frente à DP de Capão devido ao acúmulo de pessoas em frente ao local. Pelas redes sociais, moradores combinaram o encontro e alguns falavam até em entrar na delegacia.
Segundo a DP de Capão, o homem estava com uma gravação da menina, feita durante o período de seis horas em que ela ficou como refém. Vídeos de outras crianças sendo molestadas também foram encontrados com ele.
Histórico
Souza tem, desde 2002, duas ocorrências por estupro de vulnerável e, dois anos depois, foi detido pelo mesmo crime – mas não teve o flagrante homologado pela Justiça. Em 2012, ele foi preso por tentativa de estupro de uma menina de 4 anos. Já há duas semanas, o preso foi expulso de um supermercado de Capão da Canoa por tentar invadir o banheiro feminino do local.
A Rádio Gaúcha solicitou ao Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira, informações sobre a prisão ocorrida há mais de uma década. No entanto, o processo está arquivado e ainda não foi localizado para mais informações.
O homem foi preso em flagrante por estupro de vulnerável, tráfico de drogas e resistência à prisão. O suspeito negou o crime e disse que no momento em que a menina foi raptada, estava em um culto religioso.
A polícia também identificou o segundo homem envolvido no caso. Ele seria o homem que largou a menina – na madrugada de terça-feira – próximo ao local de onde havia sido levada. Ele deve prestar depoimento nesta tarde na Delegacia de Capão da Canoa.
De acordo com o avô materno da menina, ela está bem, mas ainda apresenta hematomas no corpo – principalmente abaixo do olho esquerdo. Ainda segundo o parente, a criança passou o dia muito acuada, apesar de auxiliar na investigação.
O crime
Câmeras de segurança de uma empresa flagraram um homem, de aproximadamente 40 anos, levando a criança na tarde de segunda-feira, no bairro Santa Luzia, em Capão da Canoa. Ele abordou a criança e a colocou na bicicleta.
A mãe da menina informou à Brigada Militar que estava em casa quando o fato ocorreu e que o companheiro está hospitalizado. De acordo com a mulher, a criança estava nas imediações da residência da família.
A bicicleta usada pelo sequestrador foi encontrada em um campo de futebol, no bairro Parque Antártica.