Nesta terça-feira (23), iniciam as aulas na rede municipal de ensino de Camaquã. No entanto, os alunos das escolas 15 de Novembro, Alfredo Jacobsen, Érico Veríssimo, Mário Centeno Crespo e Santo Antonio devem esperar mais uma semana para o retorno. Isto porque as empresas que prestarão o serviço de transporte escolar ainda não estão com toda a documentação completa para assinarem o contrato.
Em entrevista ao Programa Primeira Hora, a Secretária Municipal de Educação, Jussara Jaquês, afirmou que o ano letivo inicia com algumas peculiaridades. De acordo com ela, o Ministério Público exige, que a partir deste ano, os veículos que farão o transporte dos alunos devem ser a partir do ano de 2002. Em 2015, havia 43 linhas de transporte escolar, das quais apenas 21 eram de 2002 em diante.
A partir disto, a maioria dos empresários foi em busca de ônibus mais novos, em contrato emergencial, mas nem todos conseguiram documentação completa para assinarem o contrato: “As empresas responsáveis pelas linhas dessas escolas não conseguiram se regularizar até este início nas aulas”. De acordo com a secretária, essa regularização deve ser feita até a próxima sexta-feira e as aulas iniciam no dia 29.