Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitura de Camaquã traça estratégia de luta contra o Aedes aegypti

img_7107_foto_1.jpg

“Se conseguirmos evitar que nossas crianças nasçam livres de microcefalia será uma vitória”, sentenciou o prefeito João Carlos Machado ao final da reunião realizada nesta segunda-feira (22) no Salão Nobre da Prefeitura a fim de traçar uma estratégia para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti. A reunião contou com a participação de representantes do Comitê de Combate à Dengue, secretários municipais e apoiadores como a Serviços Técnicos de Engenharia – STE, Patram, o comandante do 30º BPM Cap. Marcelo Ferreira e o grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No encontro, a bióloga Cleonice Bergmann apresentou o plano de ações já desempenhadas pela Vigilância Sanitária como visitas às casas, coletas para verificação de possíveis focos, além de palestras e outras ações educativas. Diferente da realidade estadual na qual o número de focos do mosquito aumentou 700%, Camaquã está livre de focos do mosquito da dengue desde 2013. “Isso é resultado do trabalho árduo das equipes que atuam na prevenção. Queremos passar o verão sem casos de focos no município”, parabenizou Machado.

Como ação principal foi definida a realização de um cronograma de ações educativas nas escolas, a fim de que os alunos atuem como multiplicadores na disseminação das informações para evitar que o mosquito se reproduza. Uma ação piloto ocorreu em janeiro na EMEF Cândido Rodrigues de Freitas, localizada no bairro São Pedro, e teve resultados acima do esperado. “Através de pesquisa descobrimos que os filhos foram vistos como fonte de informação além dos meios de comunicação depois desta ação”, relata Cleonice satisfeita.

Os meses de março e abril são tidos como os de maior incidência de casos de dengue no país. “Essa não é uma luta inglória, isso tem solução, é preciso intensificar as ações e contar com a colaboração de todos para continuarmos vitoriosos nessa ação de combate ao mosquito”, disse Machado.