Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operários de obra da nova ponte do Guaíba entram em greve

img_7117_foto_1.jpg

Mais de 200 operários da obra da nova ponte do Guaíba entraram em greve nesta terça-feira (23). Um pouco menos da metade deste grupo é de funcionários do Consórcio Ponte do Guaíba. Os demais são de empresas terceirizadas. A manifestação ocorre principalmente no canteiro do bairro Rio Branco, em Canoas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Rio Grande do Sul, os funcionários reclamam da alimentação, alojamento e valor da cesta básica. Em conversa com os operários, Isabelino Garcia dos Santos identificou problemas trabalhistas.

O consórcio Ponte do Guaíba informa que o salário dos trabalhadores está 29% acima do piso estabelecido pelo sindicato. Operários também recebem plano de saúde e vale refeição. O consórcio está há quatro meses sem receber recursos do Governo Federal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já foi informado da paralisação dos operários e está monitorando as negociações. A obra se aproxima dos 28,64% de execução. Mesmo com as dificuldades financeiras do Governo Federal, que afetam o andamento da obra, e que devem fazer com que os trabalhos sejam interrompidos, a estimativa de inauguração da nova ponte é outubro de 2017.