Em uma disputa acirrada, a principal categoria do Oscar 2016 conheceu seu vencedor por volta das 2h desta segunda-feira: “Spotlight – Segredos Revelados” foi considerado o Melhor Filme. O longa estrelado por Mark Ruffalo, Rachel McAdams e Michael Keaton é baseado na história real de um grupo de jornalistas de Boston que denuncia padres católicos acusados de abusar de crianças.
O filme concorreu diretamente com “O Regresso”, que consagrou Leonardo DiCaprio como Melhor Ator e Alejandro González Iñárritu como Melhor Diretor pelo segundo ano consecutivo. Elogiado pela crítica, “Spotlight” já havia vencido algumas premiações antes do Oscar, como o Spirit Awards, no último sábado. “Mad Max: Estrada da Fúria” também teve seu momento ao levar seis prêmios técnicos na cerimônia.
A noite foi marcada pela polêmica racial que agitou Hollywood nas últimas semanas, em função da falta de indicados negros ao Oscar. O apresentador Chris Rock começou abordando a questão e voltou a tocar no assunto em diversos momentos.
A Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, também destacou a diversidade em seu discurso, pedindo para que todos ajudem a propagar essa mensagem, para que ela chegue a mais pessoas e atinja mais rápido a indústria. Citando Martin Luther King, ela abordou as decisões da organização: “Embora a mudança seja difícil, ela é necessária”.
Com Buzz Lightyear e Woody, de “Toy Story”, apresentado a categoria de Melhor Animação, a produção brasileira “O Menino e o Mundo” chegou perto, mas não voltará para o país com uma estatueta. O prêmio da categoria foi para o favorito “Diverta Mente”.
A música teve Dave Grohl fazendo homenagem aos artistas que morreram no último ano e outra boa disputa: Lady Gaga fez uma apresentação incrível com “Til it Happens to You”, tema do documentário “The Hunting Ground”, mas quem venceu a categoria de Melhor Canção Original foi Sam Smith, com “Writing’s On the Wall”, de “007 Contra Spectre”. O cantor dedicou o prêmio a toda comunidade LGBT.
Confira abaixo a lista dos vencedores:
Melhor Filme: “Spotlight – Segredos Revelados”
Melhor Direção: Alejandro González Iñarritu – “O Regresso”
Melhor Atriz: Brie Larson – “O Quarto de Jack”
Melhor Ator: Leonardo DiCaprio – “O Regresso”
Melhor Atriz Coadjuvante: Alicia Vikander – “A Garota Dinamarquesa”
Melhor Ator Coadjuvante: Mark Rylance – “Ponte dos Espiões”
Melhor Roteiro Original: “Spotlight – Segredos Revelados”
Melhor Roteiro Adaptado: “A Grande Aposta”
Melhor Filme Estrangeiro: “O Filho de Saul” (Hungria)
Melhor Animação: “Divertida Mente”
Melhor Documentário: “Amy”
Melhor Trilha Sonora: “Os Oito Odiados”
Melhor Canção Original: “Writing’s On the Wall”, de Sam Smith por “007 Contra Spectre”
Melhor Design de Produção: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Fotografia: “O Regresso” – Emmanuel Lubezki
Melhor Figurino: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhores efeitos visuais: “Ex-Machina: Instinto Artificial”
Melhor Montagem: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Edição de Som: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Mixagem de Som: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Cabelo e Maquiagem: “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Curta-Metragem: “Stutterer”
Melhor Documentário de Curta-metragem: “A Girl in the River: The Price of forgiveness”
Melhor Curta-metragem de Animação: “Bear Story”