Os meses de março e abril são tidos como os de maior incidência de casos de dengue no país. Pensando nisso, a Rádio Acústica FM, em parceria com o Hospital Nossa Senhora Aparecida e a Viviana Alimentos, está organizando a ação “Todos contra a dengue”. O evento acontece na Esquina Democrática, no Centro de Camaquã, no próximo dia 7.
O objetivo da blitz de conscientização é levar informação de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Febre Zika e Chikungunya. Durante o evento, serão realizadas ações com folders, distribuição de brindes e demonstração do inseto. Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de a população se proteger e exterminar o mosquito é evitar que ele nasça, ou seja, eliminar os locais propícios à reprodução dos mosquitos.
O Aedes aegypti é um mosquito de hábitos domésticos. Vive dentro ou ao redor da casa e de outras construções frequentadas por seres humanos. Dessa forma, ele sempre está próximo do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano. Segundo os pesquisadores, as fêmeas são as responsáveis por transmitir o vírus. A reprodução dos mosquitos ocorre em água limpa e parada onde as fêmeas, que precisam de sangue para fecundar, põem os ovos.
Elas costumam picar as pessoas, geralmente, ao amanhecer e ao entardecer. Eventualmente, o Aedes aegypti pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima do local no qual ele costuma se esconder. O esconderijo é embaixo dos móveis e nos cantos das paredes das casas. A contaminação acontece quando o mosquito introduz, por meio da picada, o vírus na corrente sanguínea humana.
O evento tem patrocínio de Top Telecom, Afubra, CMQ Uniformes e Gráfica Graphity. A ação conta com o apoio da Floricultura Cláudia e da Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.