De 23 a 26 de fevereiro oito produtores de Camaquã participaram do curso de operação e manutenção de motosserra ministrado pelo instrutor do Senar/RS técnico florestal Marco Aurélio Soares. Na capacitação gratuita, os produtores rurais aprenderam que a manutenção adequada do equipamento garante o seu bom funcionamento, otimiza o trabalho do operador e minimiza o risco de acidentes. “Aqui, eles aprendem a fazer reparos e o manuseio correto a fim de evitar acidentes”, explica Soares.
A ação é uma parceria entre o Senar, Sindicato Rural de Camaquã, Associação dos Arrozeiros e Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O engenheiro agrônomo da SMAA, Vilmar Klein, fez um agradecimento ao Paulo Afonso Bolzoni do Senar, pela sensibilidade em flexibilizar o número de vagas devido à demanda. Além desta, outra turma realizou o mesmo curso entre os dias 16 a 19 de fevereiro.
Dividido em aulas teóricas e práticas, o conteúdo tem como objetivo ensinar a operação e a manutenção da motosserra de maneira segura. Para Luiz Antônio da Silva, produtor rural que realiza pela segunda vez a capacitação, o fundamental é ter a autonomia para realizar um reparo: “Agiliza o nosso trabalho, às vezes a gente está no meio da mata e estraga a motosserra, e é preciso levar até a cidade e esperar o conserto, assim o reparo é feito na hora em qualquer lugar”, disse satisfeito. O colega Ronaldo Fonseca concorda: “Com este curso além de agregar conhecimento e poupar dinheiro, corrigimos alguns erros no manejo do equipamento”, contabiliza.
Os alunos que participaram desta turma são: Natan Pacheco, Nelson Colomby, Rogério Rodrigues, Luiz Antônio da Silva, Ronaldo Fonseca, Jorge Rocha e Valdeci Schneider.
Interessados em participar deste curso podem se inscrever para a próxima capacitação marcada para 9 a 12 de agosto. As inscrições são limitadas entre quatro e seis vagas. Mais informações com Vilmar ou Denyson no telefone 3671-5379 ou diretamente na Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Centro Administrativo localizado na Av. Olavo Moraes, 1075.