Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aproximação da cultura é apontada no Seminário da Erva Mate

img_725_foto_1.jpg

No I Seminário Estadual da Erva Mate, realizado na última sexta-feira (17) na Univates em Lajeado, estiveram presentes vários pesquisadores e professores da área.

Entre os presentes, destacam-se o coordenador de Política Agrícola da Secretaria da Agricultura e também professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria, Dílson Bisognin, além do engenheiro agrônomo Ilvandro Ferreira de Melo da Emater/Passo Fundo.

O professor Dilson apresentou o projeto do Núcleo de Propagação Vegetativa de Plantas realizado na UFSM, abordando especificamente da erva mate. Para Bisognin, é preciso um avanço no sentido de identificar as tecnologias disponíveis na academia para serem utilizadas na prática, “Para que os produtores possam aproveitar os conhecimentos teóricos adquiridos por pesquisas é preciso validar esses conhecimentos através de incentivo às pesquisas acadêmicas” conclui Bisognin.

Já a Emater apresentou um panorama na erva mate, levando em consideração aspectos culturais, econômicos e sociais. Para Ilvandro esse seminário foi fundamental para a Emater como instituição de repasse de tecnologia e assistência técnica e extensão rural, pois os resultados encontrados pela pesquisa são essenciais para o atendimento das necessidades dos agricultores e principalmente os produtores de erva mate. “A pesquisa tem a fundamentação de responder a necessidade criada na cadeia produtiva e também a resposta para a solução das demandas”, destaca Ilvandro.

Outras temáticas envolvendo a erva mate foram apresentadas, como por exemplo, Artrópodes na erva mate: histórico e perspectivas, ministrada pelo professor Noeli Juarez Ferla da Univates e trabalhos acadêmicos desenvolvidos pela Uri-Erechim apresentados pela professora Alice Teresa Valduga.