A noite da quinta-feira (17) ficará marcada na história do município pelo lançamento do 1° livro que narra parte da história do negro em Camaquã. O lançamento ocorreu no Forte Zeca Netto e contou com a presença do prefeito João Carlos Machado, do secretário de Cultura do Estado Vitor Hugo, de vereadores, representantes de entidades culturais e instituições de ensino, além dos familiares dos participantes da pesquisa. O evento marcou a Abertura do Ano Cultural de Camaquã.
A idealizadora do projeto, Fernanda Torino, em parceria com Eliane Nunes (in memoriam) deu inicio à pesquisa sobre a comunidade negra camaquense no ano de 2005. No entanto, no ano de 2008 a pesquisadora Eliane Nunes faleceu, interrompendo a pesquisa. Já em 2013, com a Secretaria de Cultura e Turismo sob o comando de Marla Lessa Crespo, e com o apoio incondicional do prefeito João Carlos Machado, a pesquisa teve continuidade, com a coordenação do pesquisador Arilson dos Santos Gomes.
A pesquisa originou o livro “Presença Negra em Camaquã/RS: Identidade, Cultura e Resistência”, que será utilizado como instrumento de trabalho nas escolas do município, atendendo a obrigatoriedade do estudo e ensino da história dos africanos e afro-brasileiros em todos os níveis de ensino do país, conforme a Lei 10.639/03. “Graças a essa obra, os estudantes do município terão acesso à cultura e história das famílias negras do município”, afirma a secretária Marla Lessa Crespo.
O organizador da pesquisa, Arilson dos Santos Gomes, destaca que obra irá contribuir para a identidade positiva dos negros. “Em um país que teve séculos de escravatura, mudar a identidade não é fácil”, destaca. Gomes acredita que a localização do município, faz com que as famílias negras possuam características próprias, diferentes de famílias de outras regiões.
O prefeito João Carlos Machado agradeceu aos envolvidos na pesquisa pelo empenho e dedicação para a concretização do projeto, que irá contribuir muito para a cultura no município. “Nos orgulhamos das famílias negras do município e elas merecem todo o nosso reconhecimento e valorização”, destaca. O secretário de Cultura do Estado Vitor Hugo parabenizou à Secretaria de Cultura e Turismo, bem como ao prefeito João Carlos Machado, pelo entusiasmo em administrar, em especial a área de cultura.