A venda dos ovos de Páscoa registrou queda de 14% em comparação com o feriado do ano passado. O percentual é o dobro do esperado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que projetava baixa de 7%.
O balanço no setor indicou ainda queda de 5% nas vendas de caixas de bombons. Quarenta porcento das vendas se concentraram nos três últimos dias antes da Páscoa – quinta, sexta e sábado. Os descontos nesse período foram de cerca de 20%.
Segundo a Agas, os preços dos ovos de chocolate subiram, em média, 15% em comparação com a Páscoa passada. Uma das apostas do setor não se confirmou: a venda de barras de chocolate teve apenas 2% de crescimento.
Outra alta foi a venda de pescados, tradição da Sexta-Feira Santa. Em volume físico, os frutos do mar venderam 5% a mais que 2015. Porém, os peixes mais caros, como salmão e bacalhau, não foram a preferência dos consumidores. Ao todo, foram 520 toneladas de peixes vendidas, 95% deles congelados.
A reportagem circulou por supermercados na tarde deste domingo (27) e constatou que há poucas promoções. Os maiores destaques são promoções do tipo ‘Leve 3 Pague 2’ em alguns ovos de páscoa. Caixas de bombom têm, nos estabelecimentos consultados, o mesmo valor dos últimos dias.
A promessa dos supermercadistas é que a segunda-feira tenha mais promoções para desova dos estoques.