Entre os dias 28 de março e 1º de abril a Secretaria Municipal dos Transportes concentrou esforços na recuperação dos estragos provocados pelas fortes precipitações ocorridas no município entre os dias 25 e 26 de março, com a realização de serviços de patrolamento, drenagem e colocação de cascalho visando realizar os reparos necessários.
No 4º Distrito, foram realizados diversos serviços, como a recuperação de dois jogos de canos no Passo do Capitão Jango, os quais foram levados com a força das águas, deixando interrompido o fluxo de veículos durante três dias consecutivos em razão do rompimento total da estrada. No final da semana, a localidade recebeu ainda o serviço de patrolamento. Também, no Travessão do Buraco, foi realizada a reforma da Ponte do Coró, com a colocação de novas linhas de sustentação e troca de todo o assoalho e trilhos.
No 5º Distrito, foram realizados diversos serviços como patrolamento, colocação de cascalho, e conserto de jogo de canos na estrada da Cintea, que teve interrupção parcial do fluxo de veículos. No local, foi realizada ainda a recuperação de cabeceiras de pontes, principalmente nos locais aonde o volume das águas foi superior a dois metros de altura, acima do nível das pontes, além do conserto de jogo de canos e serviço de drenagem na localidade do Guabiju.
No 6º e 10º Distrito, foram intensificados os serviços de patrolamento na Flor da Praia, Estrada do Posto, Esquina da Pacheca, Charqueada, Banhado Grande, Estrada da Capororoca/Banhado do Colégio e Estrada da Divisa. Equipes atuaram ainda no serviço de recuperação das cabeceiras de ponte na localidade do Pesqueiro.
A Secretaria dos Transportes destaca o empenho das equipes de trabalho, que não mediram esforços para recuperar os estragos das chuvas na última semana, bem como o trabalho realizado ao longo do último ano. Para o servidor Air Freitas este é empenho e dedicação tem sido importantes para o bom desenvolvimento do trabalho da Secretaria: “Apesar das adversidades enfrentadas, como o maior volume de precipitações nos últimos vinte anos e a escassez de recursos para viabilizar as obras necessárias, procuramos atender a todos os distritos de forma igualitária, atendendo aos anseios dos moradores da Zona Rural com os serviços de patrolamento, colocação de cascalho e drenagem, bem como com a realização de reforma em 61 pontes e reconstrução total de outras 19 pontes”, relata.
Em relação ao trânsito, a pasta está viabilizando a implantação de novos equipamentos semafóricos no Município, o que garantirá maior segurança a condutores e pedestres, bem como a aquisição de semáforo para pedestres, cuja implantação deverá ocorrer nos próximos meses. Outra notícia importante é a homologação do concurso público para a contratação dos agentes de trânsito que serão nomeados e deverão iniciar as atividades de fiscalização no mês de junho, cujo trabalho de fiscalização possibilitará a implantação do sistema de estacionamento rotativo para resolver o problema da falta de rotatividade das vagas de estacionamento e, assim, democratizar a utilização do espaço público.