Search
[adsforwp-group id="156022"]

Irmão Herbert recebe homenagem de ex-alunos do Colégio Marista São José

img_7666_foto_1.jpg

Sábado (16) foi um dia repleto de boas lembranças e saudade para um grupo de ex-alunos da Colégio Marista São José que prestou uma homenagem ao Irmão Marista Herbert Wildner. A cerimônia foi realizada nas dependências da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTDS, antigo prédio do educandário e contou com a presença do vice-prefeito Paulo Mecca, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Josiane Longaray, da secretária de Educação Jussara Jaquês e de ex-alunos e professoras da instituição. 

Irmão Herbert, como é carinhosamente chamado, foi diretor da escola entre os anos de 1966 a 1971, onde deixou um legado de obras e valores que até hoje são reconhecidos pela comunidade, como a ampliação das dependências físicas da escola, valorização do curso técnico de contabilidade, incentivo às lideranças estudantis através dos grêmios literários e estudantil, trabalho intenso de formação do ser com a equipe docente, estímulo às reuniões de pais e mestres. 

Irmão Herbert Wildner, que com 95 anos esbanja saúde e animação, contou diversas histórias da época, entre elas, como disciplinava os alunos com carinho e amor. “Hoje, infelizmente, a escola que não consegue normalizar a conduta do aluno com a filosofia da educação é uma escola acabada”. 

Josiane Longaray, titular da SMTDS, destaca que em 1969, no 4º ano da gestão de Herbert Wildner, a escola contava com mais de 800 alunos. “É um número expressivo tendo em vista o tamanho de Camaquã na época”. 

A secretária da Educação, Jussara Jaquês, explanou sobre a profissão de professor e salientou o quanto Irmão Herbert foi importante para uma geração de camaquenses. “Diante de todas as barbaridades que estamos vivendo, poder homenagear uma pessoa de bem, digna e que fez tantas coisas boas, é uma honra”. Para o vice-prefeito, Paulo Mecca, quem teve a oportunidade de estudar no Colégio é uma pessoa diferenciada, pelos valores, pela conduta e ética que foram ensinados. 

As dependências da secretaria, outrora Colégio Marista São José, foi visitada pelo grupo, que pode relembrar os bons momentos vividos ali.