Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva causa estragos na lavoura, estradas e deixa famílias fora de casa no Estado

img_7689_foto_1.jpg

A chuva que atingiu a região Sul e a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nos últimos dias causou estragos na lavoura e deixa famílias fora de casa na manhã desta sexta-feira (22). 

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, afirmou que a situação da lavoura na região sul do Estado é dramática.”Sem nenhuma exagero, a situação é dramática na região Sul.. Em abril, em apenas dois dias não houve registro de chuvas na região. 

Durante reunião com prefeitos e empresários da região Sul na tarde dessa quinta-feira (21), o secretário afirmou que vai buscar alternativas para as perdas já registradas na região. 

“Vamos nos reunir com instituições financeiras que atuam com financiamentos e vamos chamar as empresas que compraram grãos dos produtores. Precisamos construir uma alternativa para essa situação”, afirmou. 

Segundo o secretário, o prejuízo até o momento é de 2,5%, 3% nas lavouras da região sul do Estado. “Perto da produção total do Rio Grande do Sul não é um número expressivo”, afirmou. 

Na zona sul do Estado, seis municípios já decretaram situação de emergência em razão da chuva registrada em abril. São eles: Arroio Grande, Herval, Chui, Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado e Pedras Altas. Outras sete prefeituras analisam os estragos. São elas: Piratini, Capão do Leão, Canguçu, Pedro Osório, Cerrito, Turuçu e Jaguarão. 

Segundo levantamento da Emater, os prejuízos superam os R$ 400 milhões nas lavouras, principalmente de soja e arroz. 

Além dos problemas no setor, há estragos nas estradas da zona rural que inviabilizam o transporte escolar. De acordo com o tenente Charles Silveira, coordenador da Defesa Civil no Sul do Estado, diversas estradas estão com problemas causados pela chuva que atingiu a região nos últimos dias. “Muitas estradas foram afetadas, o que prejudica o escoamento da produção e o transporte escolar”, afirmou. 

No Chui, 22 famílias precisaram sair de casa em razão de alagamentos. Em Jaguarão, outras duas famílias foram para casa de parentes, mas já retornaram para limpar as residências. 

Em Quaraí, na Fronteira Oeste, pelo menos 15 famílias precisaram sair de casa e estão em dois alojamentos do município e outras 70 famílias estão na casa de parentes. O Rio Quaraí está baixando e as famílias devem voltar para casa no início da semana que vem. De acordo com a Defesa Civil da região, o município sofreu com as fortes chuvas que atingiram o Uruguai na última semana. “Estamos auxiliando essas famílias e esperamos que tudo volte ao normal no início da próxima semana”, afirmou. A Defesa Civil calcula 480 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Quaraí.