Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã estuda decretar situação de emergência

img_7770_foto_1.jpg

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) uma reunião do Comdac – Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Camaquã a fim de tratar sobre a situação de emergência em Camaquã provocadas pelas fortes chuvas. Durante o encontro, foi formada uma comissão composta pela Afubra, Irga, Emater e Associação dos Arrozeiros que levantarão subsídios a fim de encaminhar um pedido ao prefeito João Carlos Machado de que seja decretada situação de emergência em Camaquã. 

O prefeito, João Carlos Machado, estará reunido com integrantes do Comdac e da Defesa Civil do Município e do Estado para deliberar sobre o assunto. “Serão apresentados laudos e levantamentos técnicos dos prejuízos e perdas dos últimos eventos climáticos e de todos os eventos caracterizados como “El Niño” desde a planta desta safra até o dia de hoje”, afirma o presidente do Comdac, Mauro Tedesco. 

De acordo com os integrantes do Comdac a solicitação está embasada no grande número de propriedades atingidas e de valores bastante expressivos: “O parecer do Conselho é favorável à solicitação de que seja decretada situação de emergência pelo município”, afirma Tedesco. Eles salientam que o decreto é importante, pois ampara os produtores para renegociação de dívidas bancárias, sejam do Pronaf ou de custeio agrícola: “Dessa forma, cada um produtor pode individualmente tomar providências e até mesmo acessar a programas de alongamento da dívida em decorrência dos eventos climáticos”.