Search
[adsforwp-group id="156022"]

Projeto “Fitoterápicos” leva conhecimento e saúde aos camaquenses

img_7896_foto_1.jpg

Através do projeto Fitoterápicos Plante Está Ideia, a Secretaria Municipal da Saúde, vem levando muito mais saúde através do conhecimento dos benefícios que as plantas trazem. O projeto Fitoterápicos Plante Esta Ideia ainda está em expansão com atividades. Em 2015, só em Camaquã, foram mais de mil pessoas orientadas sobre o uso e manejo correto de plantas medicinais e fitoterápicos. Todos são usuários do SUS e pessoas da comunidade em geral de Camaquã e região que participaram e conheceram o trabalho, pois fazem parte de grupos de trabalho ou foram encaminhados pelos profissionais de saúde. 

A iniciativa busca incentivar o uso e manejo correto das plantas medicinais aperfeiçoando os aspectos de segurança, eficácia e qualidade destes produtos, auxiliando a prevenção de doenças de acordo com as Práticas Integrativas Complementares (PIC) para usuário do SUS em forma de fitoterápicos. 

De acordo com a responsável do setor de fitoterápicos e coordenadora do projeto Cátia Menezes Pereira, o trabalho de palestras, reuniões, oficinas práticas que o projeto oferece contribuem para a saúde de cada indivíduo, tornando cada um deles pessoas realmente saudáveis e não simplesmente sem doenças. “Para mim, é uma realização poder trabalhar voltada a uma fitoterapia-afeto além de ‘racional’, que tem como objetivo cuidarmos melhor das pessoas e promover a saúde”. 

Neste ano, o projeto tem dado continuidade às palestras com os grupos de atividades. A ação conta com diversos colaboradores como a Secretaria da Agricultura, Secretaria de Educação, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, IFSUL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dr. Paulo de Tarso e Douglas Chelmicki (Acupuntura) com atendimentos agora também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Também está em andamento as palestras sobre as plantas medicinais em parceria com o Senac, o encontro realizado no dia 28 reuniu um bom público que foi convidado a voltar na próxima edição marcada para o dia 30 de junho. A atividade é gratuita é aberta ao público. 

Outro trabalho em andamento é o Programa de Educação para Saúde na Comunidade – PESC, da Celulose Rio-grandense que apoia projetos de saúde realizados nos municípios de base florestal da empresa. Inclusive o projeto foi destaque no informativo da empresa deste semestre. 

Os fitoterápicos são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes. Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm diferentes formas farmacêuticas. 

Nos últimos meses, foram realizadas atividades de capacitação e oficinas no interior do município em diversas localidades como Santa Auta, Galpões, Bonito, Capela Santo Antônio atendendo a solicitação de escolas, clubes de mães e entidades. O trabalho deu frutos e através da parceria com as Secretarias da Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transportes houve a construção de uma estufa de plantas medicinais no Horto Municipal nos dias 5, 6, 9 e 10 de maio com participação de servidores, pacientes e convidados. 

O projeto da Secretaria da Saúde ainda, no mês de maio, participou de uma atividade em homenagem às mães e noivas, realizadas pela estética Via Bella. Na ocasião, a coordenadora do projeto Cátia Menezes, conversou com as convidadas e explicou sobre as como algumas plantas trazem benefícios à beleza através de chás e outras aplicações. 

O projeto Fitoterápicos Plante Esta Ideia realiza atendimentos, palestras entre outras ações, para agendar ou solicitar mais informações entre em contato pelo telefone 3671-3366 ou 9522-2828, e também através do email [email protected]