Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vacinação contra gripe nos postos de saúde termina nesta sexta-feira

img_7958_foto_1.jpg

Termina nesta sexta-feira a vacinação contra a gripe para grupos de risco nos postos de saúde. Até esta quinta-feira, um dia antes do prazo final, 83,36% dos grupos prioritários já foram imunizados. No início da campanha de vacinação, a meta era de 80%. Dois grupos, no entanto, não atingiram ainda o esperado: crianças (79%) e gestantes (61,76%).

A Secretaria Estadual da Saúde ainda não faz novas recomendações sobre vacinação depois do fim da campanha, porque os próximos passos serão definidos nesta sexta-feira, em reunião entre o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosem/RS). Zero Hora tentou falar com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo Reis, para obter recomendações sobre como a população deve proceder no caso de não conseguir se vacinar até o último dia, mas ele está em Brasília e não pôde atender aos pedidos de entrevista da reportagem.

Em nota, a pasta afirmou que o encontro vai “avaliar e definir ações da campanha de vacinação contra a gripe 2016, que, pelo calendário nacional, tem encerramento previsto para esta sexta-feira”. Um dos pontos a ser discutido é o destino das doses que restarem. Segundo a assessoria de imprensa, elas podem ser redistribuídas entre os postos de saúde ou os municípios, que podem ter autonomia para oferecer a vacina a outros grupos de risco.

O último boletim da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, divulgado em 13 de maio, apontou 49 mortes por gripe A neste ano – 48 por H1N1 e um não subtipado. O número atualizado será divulgado na sexta-feira pela manhã. Mas o índice atual já é bem mais alto do que o de 2015: de janeiro até metade de maio do ano passado, ninguém morreu por gripe A no Estado.

Fazem parte dos grupos de risco prioritários crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e população penitenciária.

 

A vacina estará disponível nos seguintes postos: 

Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder (enfrente ao Hospital): Bairro Centro

Secretaria Municipal da Saúde (ex-inamps): Bairro Olaria

Centro Social Urbano: Bairro Viegas

Posto de Saúde Dr. Paulo Cardoso Dora: Bairro Carvalho Bastos