Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS tem sol entre nuvens e tempo ameno nesta terça-feira

img_8045_foto_1.jpg

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul no decorrer do dia, entretanto algumas áreas do Estado terão ainda períodos de maior nebulosidade e céu nublado a encoberto em parte desta terça-feira. É alta a probabilidade de nevoeiro e neblina em pontos localizados em horas da madrugada e do amanhecer. 

A terça começa com um pouco de frio, mas será um dia predominantemente ameno e agradável no Estado. O vento sopra de fraco a moderado no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, com rajadas esporádicas no Sul gaúcho. 

Em Camaquã, a temperatura varia entre 13°C e 19°C. As mínimas rondam os 6°C em São José dos Ausentes e os 7°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 20°C. 

O Rio Grande do Sul, desde a chegada da potente massa de ar polar no final de abril, tem experimentado uma grande sequência de pulsos de ar frio que fará este mês de maio terminar com temperatura muito abaixo da média no Estado. O padrão das últimas semanas de frio recorrente guarda relação com uma grande área de anomalia de pressão atmosférica ao Sul do continente, observa a pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (UBA), Carolina Vera. 

Do fim de abril até agora, a pressão atmosférica se encontra muito acima da normal e se estende até o Norte argentino e o Rio Grande do Sul. Vera assinala que este centro anômalo está persistindo por mais tempo que o normal. A MetSul acrescenta que esta área com pressão atmosférica até 20 hPa acima da média climatológica se centra a Oeste da Península Antártica, na área marítima entre a Terra do Fogo e o Mar de Bellingshausen. 

O comportamento da atmosfera e da cobertura de gelo na região do Mar de Bellingshausen tem significativo impacto nas incursões de ar polar no Sul do Brasil nos meses frios do ano. Correntes de vento que se originam desta região antártica e chegam até as latitudes médias costumam produzir as incursões de ar mais gelados aqui no Rio Grande do Sul.