Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lenda do boxe, Muhammad Ali morre aos 74 anos

img_8095_foto_1.jpg

Morreu na madrugada deste sábado (4), nos Estados Unidos, Muhammad Ali, um dos maiores atletas de todos os tempos, conhecido como “a lenda do boxe”. Ele estava com 74 anos e morreu em Phoenix, no Arizona. 

Ali foi internado na última quinta-feira devido a problemas respiratórios. Muhammad Ali foi campeão olímpico, participou da “Luta do Século” original, venceu o combate mais famoso da história, foi o primeiro tricampeão mundial dos pesados e se tornou o primeiro atleta globalizado do esporte. 

Muhammad Ali descobriu que sofria do Mal de Parkinson ainda nos anos 90, o que reduziu sua mobilidade e capacidade de comunicação. Nos últimos anos, fez raras aparições públicas.

 

Lenda do Boxe

Nascido com o nome de Cassius Clay e campeão olímpico em Roma-1960, o astro começou a carreira profissional no mesmo ano, tornando-se campeão mundial da AMB em 1964, ao derrotar Sonny Liston por nocaute no 7° round. 

Mestre absoluto dos pesos-pesados, ele ganhou cedo o apelido de ‘The Greatest’ (o maior), mas causou uma enorme polêmica nos Estados Unidos ao recusar se alistar para combater no Vietnã, alegando convicções religiosas. 

Convertido ao Islã, ele mudou o nome para Muhammad Ali. Por ter se recusado de ir ao Vietnã, chegou a ser preso e foi destituído dos seus títulos. 

Ele só voltou a ser campeão mundial em 1974, depois de vencer o grande rival George Foreman, em Kinshasa, no Zaire, hoje chamado República do Congo, em uma luta que muitos consideram a maior de todos os tempos. 

Outra luta antológica foi em Manila, nas Filipinas, contra Joe Frazier, outro grande adversário. 

O título foi perdido novamente em fevereiro de 1978, com derrota para Leon Spins, e reconquistado na revanche, em setembro do mesmo ano. 

Sua carreira profissional terminou com uma derrota por pontos para Trevor Berbick, no dia 11 de dezembro de 1981, no Queen Elizabeth Sports Centre de Nassau. 

Em 1996, Ali emocionou o mundo ao acender a pira olímpica dos Jogos de Atlanta, já tremendo por causa do Mal de Parkinson.