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Questionada, prefeitura esclarece que fogos são pagos por empresas

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Devido à proximidade da realização da tradicional Festa de São João em Camaquã, crescem os questionamentos da quantia de dinheiro público que é gasta no evento. Para esclarecer a população sobre o caso, a reportagem da Acústica FM conversou com a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Marla Crespo.

De acordo com ela, os gastos públicos com o evento são mínimos, já que a prefeitura investe apenas na sonorização e nos show, onde são contratados artistas locais. Os fogos de artifício, motivos de um maior questionamento por parte da população, são patrocinados por empresas privadas. Neste ano, a Corsan é a responsável pela queima de fogos. Nos anos anteriores, a colaboração foi das empresas Unifertil e a Skin.

Outra especulação é sobre a destinação do dinheiro público. Segundo a legislação, o município deve gastar no mínimo 25% com educação, 17% com infraestrutura, 17% com ação social e 15% com saúde. Apenas 0,75% dessa fatia é destinada para Cultura e Turismo. Marla explica que este valor é subdividido entre os diversos eventos realizados durante o ano, como Carnaval, Feira do Livro, aniversário do município e Semana Farroupilha.

A secretária ainda destacou que os eventos sociais são de extrema importância para o bem-estar e a saúde da população: “Ninguém vive só de calçamento, o que nos diferencia dos animais são as emoções”, defendeu Marla. Ela ainda afirmou que os comerciantes responsáveis pelas 170 barracas da festa se organizam durante todo o ano para trabalharem na festa junina e aumentarem suas rendas.