O sistema de estacionamento rotativo será implantando em Camaquã dentro de 90 dias. A novidade está gerando dúvidas na população, que já levantou vários questionamentos para a Acústica FM. Para esclarecer como funcionará o sistema, a emissora conversou com o assessor técnico da Secretaria Municipal de Transportes, Clayton Dworzecki.
A novidade no trânsito foi anunciada após a apresentação dos agentes de fiscalização, que já atuam no município desde a semana passada. De acordo com Dworzecki, o início da atuação dos “azulzinhos” era fundamental para que o estacionamento rotativo seja implantado. Segundo ele, o projeto já foi encaminhado à Câmara dos Vereadores do município e passa por análise na procuradoria.
O sistema, que será realizado por uma empresa terceirizada, terá a sua implantação no perímetro entre as Ruas Sete de Setembro e Manoel da Silva Pacheco, e Marechal Floriano e Luiza Maraninche. O projeto prevê expansão para outras ruas, caso seja necessário.
A principal dúvida dos camaquenses é sobre o tempo de isenção. Segundo o assessor técnico, a questão ainda não está definida, mas o prazo para estacionar sem a cobrança de taxa deve ser de 10 min a 15 min.
Outra questão será sobre a fiscalização do processo. A princípio não haverá parquímetro e o sistema será realizado por um agente localizado em cada quadra do perímetro. A placa do veículo será marcada em um aparelho. Os preços do estacionamento ainda não foram divulgados.
A Secretaria Municipal de Transportes procurou a Acic e o Sindilojas, entidades interessadas, para ajudar no processo de implantação. Segundo Dworzecki, o estacionamento rotativo irá resolver a falta de vagas no perímetro central.