Search
[adsforwp-group id="156022"]

Candidato critica emissora por “patrocinar debate” e ter direito de resposta indeferido

img_8993_foto_1.jpg

Em comício realizado no bairro Jardim, no último sábado (24), o candidato Ivo de Lima Ferreira (PSDB) desferiu duras críticas à emissora quanto ao fato de ter um de seus pedidos de direito de resposta negado, inclusive questionando o profissionalismo da empresa. O áudio em que o candidato se manifesta no evento viralizou nas redes sociais e whatsapp. (Ouça o áudio abaixo). 

Em sua manifestação no palanque, o candidato Ivo destacou que mesmo uma de suas empresas sendo patrocinadora do evento, “a emissora lhe negou o direto de defesa”, referindo-se a uma de suas solicitações que foi indeferida pela Comissão Eleitoral. 

A motivação do pedido de direito de resposta negado pela Comissão Eleitoral, seria uma frase do candidato Copes em que ele menciona que o candidato Ivo veiculava uma propaganda em que dizia que: “Eu não preciso de Camaquã. Camaquã é que precisa de mim”. (Confira o trecho no áudio abaixo). Como a manifestação não se enquadra nos quesitos que previamente definidos, a comissão julgou o segundo pedido de direito de resposta do candidato Ivo como improcedente.

Assim como em outras edições, a emissora seguiu e respeitou todos os trâmites, normas, regras e Leis vigentes. Para dirimir dúvidas e julgar pedidos de direito de respostas dos candidatos, a emissora convidou três profissionais para formar a Comissão Eleitoral, que foi composta pelo advogado Flávio Cardoso Torino, o diretor do Grupo Servi, Carlos Lucindo Moreira e da diretora da Mediare, Kátia Szczepaniak. 

Antes de iniciar o debate os candidatos, público e ouvintes foram informados pelo Rodrigo Vicente, mediador do debate, sobre quais critérios seriam considerados para julgar os pedidos de direito de resposta. A emissora adotou como parâmetro e critério o que dispões o Artigo 58 da Lei 9504/97, que prevê direito de resposta quando houver calúnia, difamação ou injúria contra um dos candidatos. 

O debate contou com quatro solicitações de pedidos de direito de resposta. Dois foram deferidos, um em favor do candidato Ivo de Lima Ferreira (PSDB) e o ao candidato José Carlos Copes (PT). Um segundo pedido de direto de resposta do candidato Ivo foi indeferido (o que teria motivado às criticas), e o candidato Robson Marques (PP) retirou o pedido antes mesmo deste ser analisado pela Comissão Eleitoral. 

O Grande Debate da Eleição 2016, realizado pela Acústica FM, contou com a presença de cerca de 800 convidados, e teve início por volta de 20h no Humanize Centro Empresarial. O evento contou com a participação dos cinco candidatos a prefeito de Camaquã, e durou cerca de três horas.