Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã sedia I Fórum Regional de Políticas Sociais dos Idosos da Região Acosta Doce

img_9108_foto_1.jpg

Foi realizado no dia 6 de outubro, no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o I Fórum Regional de Políticas Sociais dos Idosos da Região Acosta Doce, com a participação dos municípios de Camaquã, Dom Feliciano, Chuvisca, Cristal, Tapes, Sentinela do Sul e Arambaré. O evento foi realizado pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social/Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, do Conselho Municipal do Idoso de Camaquã e do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Região ACOSTADOCE. 

Com a participação de cerca de 170 pessoas entre representantes de idosos, alunos do Colégio Estadual 7 de Setembro, gestores municipais, associações, técnicos o encontro contou com a palestra sobre as “Políticas Sociais do Idoso”, ministrada pelo representante da Coordenadoria de Políticas Sociais do Idoso da Secretaria Estado de Justiça e Direitos Humanos, Leonildo José Mariani. 

Na sequência, os representantes dos municípios participantes apresentaram o Mapeamento das Políticas Sociais de cada município, identificando os serviços, projetos e programas existentes. Na continuidade, a assistente social Juliana Rickes do CREAS, apresentou o tema “A violência contra o Idoso no município de Camaquã relacionada com o Estatuto do Idoso”. O Fórum deu espaço aos talentos da maturidade através das apresentações artísticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos do município de Camaquã, Arambaré e Cristal com dança e coral. 

Os participantes também interagiram durante as oficinas temáticas de Saúde, coordenada pela enfermeira Sandra Ferrão do HNSA, Assistência Social, coordenada pela assistente social Ana Gomes, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, e Cultura e Lazer, coordenada pelas representantes do SESC, Ellen de Lima Fagundes e Karuline Oliveira. As oficinas proporcionaram voz aos idosos, que apresentaram suas demandas e sugestões para que o Estatuto do Idoso seja cumprido na sua totalidade. Na ocasião, foi elaborado também um relatório com as principais demandas levantadas pelos idosos como sugestão ao trabalho já realizado.