Search
[adsforwp-group id="156022"]

Abaixo-assinado quer retirada de ciclovia na praia de São Lourenço do Sul

img_9166_foto_1.jpg

Um abaixo-assinado está coletando assinaturas para a retirada da ciclovia recém construída na praia da Barrinha em São Lourenço do Sul. O objetivo dos organizadores é que o espaço para os ciclistas entre a Pousada das Cabanas e a ponta da Ilha seja retirado ou pelo menos alterado.

Para quem apoia a causa, o problema é que a ciclovia retirou espaço de tráfego de veículos estreitando a via, impedindo o estacionamento nos dois lados da rua, o que atrapalha especialmente os comércios locais, e deve piorar com a movimentação intensa no veraneio. A ideia dos organizadores é levar a reivindicação e o abaixo-assinado ao novo prefeito, assim que assumir o comando do Executivo em janeiro. Para eles, a ciclovia é pouco utilizada, não justificando “atrapalhar” o trânsito e o estacionamento.

A causa rendeu discussões nas redes sociais, especialmente no Facebook. Para muitos, de fato a ciclovia está atrapalhando os veículos. No entanto, é maior o número de pessoas que defende o espaço dos ciclistas, por motivos de segurança e ainda por se tratar de um ponto turístico propício à pedalada e as questões de mobilidade urbana e sustentabilidade em alta expansão e discussão nos dias atuais. E não falta quem defenda que será no verão o maior uso do espaço.

 

Ciclovia não está completamente pronta

O trecho da ciclovia que motiva o manifesto foi construído neste ano, com recursos do Governo Federal enviados ao município para a reconstrução da orla da praia após as cheias que atingiram a cidade em outubro do ano passado. O novo trecho da ciclovia expande o trecho que já existia na praia da Barrinha, seguindo até pouco depois da ponta da ilha.

O novo trecho ainda deve receber sinalização e pintura. Há meses as obras estão paradas. A assessoria de imprensa da Prefeitura não esclareceu os motivos para a parada das obras, apenas informou que ainda será feita a sinalização e a pintura.