Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pesquisa vencedora do Prêmio RBS de Educação retrata o desinteresse pela leitura

img_9372_foto_1.jpg

A Acústica FM recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), o estudante Felipe Bartz, vencedor do Prêmio RBS de Educação, na categoria Jovens Protagonistas. Na emissora, o estudante falou sobre o projeto “Traçando o perfil do leitor”, desenvolvido para saber as práticas de leitura dos alunos do IFSul Camaquã e que depois criou diversas iniciativas para incentivar um contato maior dos alunos com os livros.

O estudante contou que sempre teve interesse pela pesquisa, mas ressaltou que, ao entrar no IFSul, recebeu um grande incentivo. A ideia de fazer algo relacionado à leitura foi devido ao interesse do estudante pelo tema. Segundo ele, o objetivo era saber por que os estudantes não liam, com ênfase em quais as dificuldades e problemas encontrados neste processo.

O resultado indicou que 129 estudantes não leem nenhum livro, 149 leem um livro por mês, 45 leem dois livros por mês, 17 leem três livros por mês e 27 leem mais de três livros em um mês. Felipe confessou que esperava um número maior de leitores: “Foi uma surpresa. A gente sabe que hoje em dia as pessoas não leem tanto, mas por se tratar de estudantes a gente esperava mais”, explicou.

Confira a entrevista completa: