Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitura inaugura laboratório de Entomologia

img_9452_foto_1.jpg

Camaquã deu um importante passo no combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura inaugurou na segunda-feira (28) o Laboratório de Entomologia (identificação de vetores) no Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder, em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, no valor de R$ 8 mil. 

Conforme a bióloga responsável pela Vigilância Sanitária, Cleonice Costa Bergmann, o laboratório recém inaugurado é conveniado com o Lacen – Laboratório Central do Estado, e todo mês será encaminhado um relatório ao laboratório do estado com o resultado de todas as análises feitas. Para a bióloga, a principal vantagem de se ter um laboratório de entomologia no município é a agilidade na resposta da análise: “Em 10 minutos eu tenho o resultado e assim poderei delimitar o foco e fazer a contenção da larva”. Cleonice recebeu do Lacen treinamento para operar o laboratório e fazer as verificações com segurança. Atualmente, o laboratório do estado leva cerca de duas semanas para fornecer o resultado, tempo considerado alto pela bióloga. 

De acordo com o secretário de Saúde, Rubem Machado, será feita uma economia significativa aos cofres públicos. “O Lacen não cobra para examinar o material recolhido em Camaquã, mas nós gastamos com o deslocamento do carro e servidor para levar as amostras e depois para buscar em Porto Alegre”, afirma o secretário. 

Para o chefe do Executivo, João Carlos Machado, a Vigilância Sanitária que já desenvolve um trabalho de ótima qualidade no monitoramento do mosquito Aedes Aegypti, permitindo assim que o município não tenha casos de doenças transmitidas pelo vetor, possa melhorar ainda mais o seu trabalho. “Camaquã está ainda mais segura com as análises feitas aqui, porque com a agilidade na obtenção dos resultados garante mais eficiência, mas a colaboração da comunidade no combate é fundamental”.