Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretário de Segurança Pública reconhece precariedade do sistema prisional gaúcho

img_9777_foto_1.jpg

Em entrevista exclusiva a Acústica FM, o secretário estadual de Segurança Pública (SSP)do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, falou sobre as ações e dificuldades enfrentadas à frente da pasta. Em contato ao vivo na emissora, o secretário abordou a atual situação do sistema prisional do estado e do país.

Schirmer classificou como precária a situação das prisões gaúchas: “O sistema prisional é o elo frágil do sistema de segurança pública. O problema não é só no Rio Grande do Sul, mas infelizmente os presídios estão superlotados. Em alguns casos, como vi do Presídio Central, parecem um depósito de gente! Misturam apenados de alta com os de menor periculosidade, tornando uma escola da criminalidade. Precisamos mudar esta realidade, e estamos trabalhando na recuperação para que este indivíduo não volte para o crime”, destacou Shirmer.

O secretário ainda afirmou que a SSP tem atuado de forma muito intensa no combate à criminalidade, mas deve seguir realizando uma série de ações para mudar a realidade do sistema prisional gaúcha. “Precisamos investir também em presídios menores, atendendo criminosos de menor periculosidade. Assim a gente suprir as demandas regionais, favorecendo a ressocialização dos apenados”, afirmou.

O Governo do Estado deve anunciar em breve construção de novas casas prisionais no Rio Grande do Sul. Os detalhes ainda não foram divulgados pelo Piratini.

Confira a entrevista na íntegra: