Search
[adsforwp-group id="156022"]
Mundo

“A gente precisa viver e precisamos buscar um mundo melhor”, diz líder da Fepal

Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, afirma que é preciso combater as fake news pró-guerra
Foto: Reprodução/Ualid Rabah
Foto: Reprodução/Ualid Rabah

O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta segunda-feira (16), Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal). Em pauta, o líder da entidade, dialogou sobre o novo conflito que estremece o Oriente Médio, provocado pela invasão do grupo terrorista Hamas ao território de Israel.

Conforme Rabah, o território palestino possui menos de 400 quilômetros quadrados de superfície terrestre, com 2.2 milhões de habitantes. Até o momento, metade da população já foi deslocada, com mais de 20 mil edifícios destruídos, 3 mil mortos, 9.7 mil feridos e 800 crianças mortas:

“A gente precisa viver e precisamos viver buscando um mundo melhor”, diz presidente da Fepal.

O gestor destaca que há 17 anos Israel bloqueia militarmente a Faixa de Gaza, ocupando a Cisjordânia. Sendo este o sexto massacre em Gaza.

Em uma breve retomada histórica, Rabah explica destaca que no dia 18 de dezembro de 1947, o Sionismo, um movimento nacional judaico defendeu a restauração de um Estado Judeu Independente. Com isto, até 1951, cerca de 760 cidades da palestina invadidas por euro judeus armados:

“Este é um genocídio programado, uma limpeza étnica”, afirma o líder da entidade.

Ao finalizar sua participação, Rabah destaca que em contraponto aos ataques anteriores, este impacta o mundo como um todo, com o avanço das mídias e novas tecnologias, tornando-se um genocídio totalmente midiatizado:

“Este é o primeiro genocídio televisionado, com dois momentos importantes. Um momento de demonização do povo palestino, com o surgimento de fake News no último dia 07. Como a fake das crianças decapitadas e a das crianças enjauladas. Sendo que a própria mídia israelense derrubou. Posteriormente a própria CNN Estaduniense pediu desculpas pelas fake News e o Pentágono também”. Finaliza o Rabah

Fepal

Fundada em 1979, a Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL é a entidade que representa a diáspora palestina no Brasil, constituída por cerca de 60.000 imigrantes e refugiados e seus descendentes.

A FEPAL reúne e congrega as associações e sociedades palestino-brasileiras espalhadas por mais de cem cidades brasileiras, em praticamente todos os estados da nação, mais o Distrito Federal.

Através de seus canais de comunicação e atividades, a FEPAL procura também levar à população brasileira informações sobre as injustiças cometidas contra o povo palestino, além de análises geopolíticas justas e bem fundamentadas sobre os conflitos, que muitas vezes não encontram espaço na imprensa tradicional brasileira.

A entidade defende o reconhecimento de um Estado Palestino soberano e independente, com Jerusalém sua capital; o direito de retorno dos refugiados às suas terras; e condena a ocupação ilegal dos territórios palestinos e os bloqueios militares e econômicos impostos por Israel desde a sua autoproclamação, em 1948.

A Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL está aberta ao diálogo com todos aqueles – representantes da sociedade civil, políticos de todas as vertentes, formadores de opinião, acadêmicos etc. – que queiram contribuir para um mundo mais justo e igualitário.

Confira a entrevista na íntegra.

 

 

Tags: faixadegaza, ISRAEL, palestina