A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (14) no jardim da Ala Residencial do Palácio Piratini. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, conduziu a centelha da chama crioula, trazida por cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, até o governador José Ivo Sartori, que procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar.
Os ideais da Revolução Farroupilha, que fez com que farrapos se insurgissem contra o Império, foram lembrados pelo governador. “O povo gaúcho teve a coragem de lutar e a dignidade de construir a paz. Foi uma luta importante. Os gaúchos acreditavam que era possível não ter somente um poder centralizador. E esse ideal deve ser respeitado todos os dias e devemos acreditar que um dia a economia volte a funcionar e que tenhamos uma federação de verdade no nosso país”, disse Sartori.
O presidente do MTG destacou que a semana marca os 70 anos nos quais Paixão Côrtes acendeu pela primeira vez a centelha crioula e desfilou pelas ruas de Porto Alegre. Este ano, a chama farroupilha foi acesa no dia 12 de agosto, no entorno da Pedra Anita, em Mostardas. O local fica à beira de uma figueira histórica, onde ocorreu o nascimento do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, Domenico Menotti Garibaldi. A centelha viajou 240 quilômetros até chegar, em 19 de agosto, na 1ª Região Tradicionalista, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Semana Farroupilha 2017, cujo tema é ‘Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história’, encerra-se no dia 20 de setembro.