Search

Abertura da Semana Farroupilha conta com grande público

img_4863_foto_1.jpg

No dia 13, foi realizada a abertura da Semana Farroupilha e a recepção da Chama Crioula. O evento contou com a presença do prefeito João Carlos Fagundes Machado, da secretária da Cultura e Turismo Marla Lessa Crespo, do Capitão Marcelo Nunes Ferreira, comandante do 30ª Batalhão da Brigada Militar, entre outras autoridades.

A Chama Crioula vinda do Chuí chegou ao CTG Camaquã por volta das 17h com o grupo de cavaleiros do piquete “Chama Crioula” que percorreram muitos quilômetros de chão para trazer a centelha. A cerimônia foi acompanhada com um grande público. O prefeito João Carlos Fagundes Machado agradeceu ao Piquete Chama Crioula pela disponibilidade do grupo. “Agradeço ainda ao CTG Camaquã pela acolhida de toda nossa comunidade ao sediar festividades da Semana Farroupilha”. Após a cerimônia, a guarda da Chama Crioula ficou a cargo do piquete “Os Cavaleiros de Camaquã”.

Na sequência, o grande público lotou as dependências do CTG Camaquã para prestigiar o tradicional café cambona e as apresentações das invernadas artísticas. A cada apresentação os grupos eram bastante aplaudidos. A secretária da Cultura e Turismo, Marla Lessa Crespo ressalta que a programação foi pensada para agradar a todos os públicos. “É uma semana muito bonita para todos nós, Camaquã, por ser uma terra farroupilha, mais uma vez honrando seu nome, honrando seus compromissos, sua crenças, nossa tradição. E é com grande orgulho que convido todos que venham prestigiar esse evento”, disse.

As festividades se estendem até o dia 20 com atrações diariamente. Na segunda-feira torneio de truco, no dia 15 audiência crioula, dia 16 palestra sobre o tema da semana farroupilha “O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural”, dia 17 missa crioula, além de bailes com entrada franca, rodeio de invernadas estudantis e um grande rodeio crioulo no fim de semana.

Além disso, às 8h, às 13h e às 18h ocorre a troca das rondas à Chama Crioula, com a participação de escolas e entidades que confraternizam, dançam, cantam e declamam com muita alegria.

Esse ano, a Semana Farroupilha tem como tema “O Campeirismo Gaúcho e sua importância social e cultural”. A Semana Farroupilha conta com a programação até o dia 20. Informações pelo contato: 3671- 5288.