O empresário Abner Dillmann (PSDB), 45, foi eleito prefeito de Camaquã, no pleito deste domingo (06), com 63,06%, a maioria dos votos válidos. Com o vice Luciano Cabeça, também do PSDB. Os candidatos compõem a coligação “Seguindo o Rumo Certo”, que é formado pela Federação PSDB-Cidadania, MDB, PSB, União Brasil e Republicanos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Dillmann é atual vice-prefeito de Camaquã, com o prefeito Ivo de Lima Ferreira, e agora foi eleito para comandar o executivo no mandato de 2025-2028. Luciano Cabeça é fisioterapeuta, foi eleito vereador nas eleições de 2020 e durante o seu mandato, esteve à frente da Secretaria da Saúde Municipal.
Maranata (PP), que também disputava a eleição, ficou em segundo com o vice Renato Nogueira, do PDT. Os candidatos concorreram no pleito com a coligação “Juntos, por amor a Camaquã”, que é formado pela Federação Progressistas, PDT, Podemos e PSD.
O segundo turno é realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que um candidato não atingiu a maioria simples (50%+1) dos votos válidos no primeiro turno. Como Camaquã tem menos de 200 mil eleitores, um total de 50.934, a eleição municipal não tem segundo turno.
Confira informações do Plano de Governo do prefeito eleito em Camaquã
O plano de governo municipal é um documento elaborado por candidatos a cargos de prefeitos, que apresenta suas propostas e diretrizes para a gestão da cidade.
Secretaria da Saúde
– Ampliar os serviços da atenção básica no município: procedendo ao aumento do número dos agentes de saúde, consequentemente das ESFs e EAPs.
– Construir um novo prédio para a Central de Ambulância: devido à necessidade de um local de melhor acessibilidade para proporcionar acomodação adequada aos serviços de urgência e emergência.
– Criação do Centro Materno Infantil: visando a abertura de um espaço com diversos profissionais, sendo eles, obstetra, pediatra, nutricionista, psicólogo (a) e enfermeiros para apoio na fase do pré-natal e pós parto priorizando o tratamento humanizado.
– Criação do Centro de Especialidades: promover a abertura de espaço com profissionais que atendam o ambulatório de feridas e nas especialidades de urologia, pediatria, cardiologia, ginecologia e dermatologia.
– Criação da Clínica da Família no Bairro Santa Marta: no intuito de ampliar o atendimento dos usuários do SUS daquela região, proceder a abertura da Clínica da Família que será composta por três equipes de estratégia de saúde da família.
– Implementar o Consultório Dentário na Zona Rural: Atendimento referenciado aos moradores da localidade da Vila Aurora e adjacências.
– Expandir a EAP Rural: Atendimento de atenção primária aos moradores da região da serra.
– Viabilizar estrutura Médica na Policlínica Telmo Marder de forma associada com o Hospital Nossa Senhora Aparecida com o objetivo de atendimento aos pacientes de Camaquã classificados na triagem como de menor gravidade.
– Realizar a interação dos sistemas da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Nossa Senhora Aparecida com a finalidade de melhorar a comunicação entre os atendimentos realizado por cada instituição, facilitando os profissionais e otimizando e fidelizando as informações entre os mesmos, o que resultará em segurança e rapidez ao cidadão.
– Criação de um Comitê de Saúde envolvendo os técnicos do Poder Executivo Municipal e Hospital Nossa Senhora Aparecida, visando debater protocolos e operacionalização dos serviços prestados por ambos, com a finalidade de desobstruir os atendimentos e interlocução no dia a dia do sistema de saúde local.
Secretaria Municipal da Educação e Desporto
– Implantação de um Sistema Integrado de Dados Educacionais da Rede Municipal de Ensino: Implantação de um sistema integrado de gestão da Educação que promova a qualidade na construção de um ensino de qualidade através de dados atualizados e que possibilite o mapeamento da rede de ensino do município de Camaquã, desde o momento da efetivação da matrícula do aluno.
– Ampliação do Turno Integral: Pactuação junto ao Ministério da Educação de mais vagas para alunos em tempo integral prioritariamente nas Escolas de Educação Infantil progressivamente nas turmas de Berçário, Maternal e Pré-Escola.
– Plano de Reestruturação e Manutenção Predial das Escolas: Realizar ao longo dos quatro anos da gestão um plano de reestruturação e manutenção dos prédios escolares, promovendo diversas melhorias.
– Implantação progressiva de uma Especial Educação: Visando atender às demandas cada vez mais plurais em torno do direito das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superlotação, garantindo a todos os indivíduos o acesso à educação de qualidade.
– Uniformização progressiva dos alunos da rede municipal de ensino, ao longo dos quatro anos da gestão, iniciando pela Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental.
– Ampliação da oferta em regime de colaboração da Escola Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária em nível de Ensino Médio.
– Criação de campeonatos itinerantes, de diversas modalidades, na zona urbana e rural.
– Parceria com entes privados para fomentar a prática esportiva com crianças em vulnerabilidade social.
– Criação de um Campeonato Municipal de Futebol Society visando a valorização, em termos de organização do município, da quadra oficial de futebol society que será construída na parte externa do Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski.
– Realização da Taça Costa Doce de Seleções no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski contemplando os municípios da região.
– Participarão das equipes de categorias de base das modalidades de Vôlei, Futsal e Handebol em competições de nível estadual com o objetivo de incluir o município de Camaquã no cenário esportivo gaúcho.
– Implantação de uma Escolinha de Atletismo para as crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos com atividades semanais no espaço esportivo comunitário na parte externa do Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski, visando a iniciação esportiva nesta área, bem como incentivando a potencialização de talentos do município.
Confira o Plano de Governo completo do prefeito eleito de Camaquã, Abner Dillmann.
Este conteúdo é gerado com dados do TSE.