Search
[adsforwp-group id="156022"]

Acaba nesta quinta prazo para regularizar o título de eleitor

img_3052_foto_1.jpg

Os eleitores que não votaram ou não justificaram seu voto nas últimas três eleições têm até amanhã para comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Porto Alegre, portando documento oficial com foto e o título de eleitor. A multa é de R$ 3,50 por eleição, e quem não se regularizar pode ter o título cancelado. 

Porto Alegre, o maior eleitorado do Estado, também é o município com maior número de eleitores em situação irregular – 7.930 -, seguido por Caxias do Sul (2.530), Pelotas (1.975) e Alvorada (1.552).

Segundo o chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Alberto Rafael Ferreira, o cartório está registrando cerca de 1.500 pessoas por dia desde o início da semana e o número deve aumentar até amanhã. “Sempre há muita procura nesta época”, enfatizou Ferreira. 

O estudante de Administração Rafael Goulart, de 23 anos, ficou sabendo sobre o prazo de regularização pela televisão e procurou a central. “Deixei de votar e justificar meu voto nas últimas três eleições, mas na próxima quero votar, por isso vim regularizar minha situação”, afirmou Rafael. O prazo para regularização não é válido para quem deixou de votar somente na última eleição. A doméstica Maria Helena Mazuhy, de 63 anos, foi uma das que procurou o cartório, mas descobriu que se enquadrava em outra situação. “Eu não votei na última eleição. Fui informada que tenho até maio para regularizar meu título.” 

O eleitor que não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Também pode haver dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

A Central de Atendimento ao Eleitor funciona, na Capital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na avenida Padre Cacique, 96. Os endereços dos cartórios do Interior podem ser conferidos no site www.tre-rs.gov.br.