Ação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal no Aeroporto Internacional Salgado Filho resultou na apreensão, nesta sexta-feira (14/4), de 42 mil dólares transportados por um cidadão argentino.
O estrangeiro ingressou no Brasil pela fronteira terrestre em Uruguaiana com 52 mil dólares, sem ter feito a declaração dos valores, e teria como destino a cidade de Salvador, na Bahia, onde reside.
Os dólares, em notas de 100, eram transportados em uma mochila e junto ao corpo do estrangeiro. A abordagem ocorreu após informações que chegaram ao conhecimento da Polícia Federal em Uruguaiana. Dos 52 mil dólares portados pelo passageiro, 10 mil foram liberados conforme previsto pela legislação e 42 mil retidos pela Receita Federal.
Pela legislação brasileira, toda pessoa que ingresse ou saia do país com valor superior a US$ 10 mil em espécie (ou equivalente em outra moeda) por qualquer meio de transporte está obrigado a preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV) e apresentá-la à fiscalização aduaneira da Receita Federal.
Em outra ação, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão de um foragido da Justiça de Canápolis/MG, condenado por tráfico de drogas, que havia embarcado em um voo de Teresina (PI) para Porto Alegre.