O programa Primeira Hora desta terça-feira (23) recebeu a vereadora e fundadora da Associação Protetora aos Animais de Rua de Camaquã (Arca), Ivana de Paula. A protetora falou sobre as ações da entidade em prol dos animais e as dificuldades que encontram para atender os animais de rua.
Segundo Ivana, até a última semana haviam mais de 200 denúncias para serem apuradas, no entanto, tendo em vista o número reduzido de voluntários, não é possível atender de forma rápida a todos os pedidos. A protetora destacou que casos de maus tratos serão punidos. “A conscientização será pelo amor ou pela dor”, alerta Ivana, explicando que há Lei Federal e Municipal que tratam sobre o tema e que as multas variam de R$ 90,00 a R$ 900,00, em caso de reincidência a multa dobra de valor.
A protetora ressaltou que acorrentamento curto de animais é crime, já o sistema de “vai e vem” deve possuir no mínimo 5 metros. “As pessoas precisam entender que animal é um ser senciente, que sente dor”, explica Ivana, destacando que os cães podem desenvolver sérios problemas de saúde em virtude do acorrentamento. Denúncias sobre maus tratos de animais podem ser feitos através do telefone (51) 98025-5559 ou 99679-7949. A Arca garante o sigilo do denunciante.
A entidade confeccionou calendários para arrecadar recursos para construção de uma clínica veterinária para os animais de rua. Os calendários possuem fotos dos animais recolhidos pela entidade. A outra forma para ajudar com a entidade é através da Nota Fiscal Gaúcha. Além disso, a Arca necessita da doação de uma impressora. “Quem puder doar uma impressora que seja de baixo custo, vai nos ajudar muito”, pede Ivana.
Confira a entrevista: