Search
[adsforwp-group id="156022"]

ADEUS Antivírus! esta função do Google protege contra malware

Divulgação
Divulgação

Vivemos uma época em que, apesar da existência de malware para Android , não é tão necessário ter um antivírus no celular . E isso se deve em grande parte às políticas de segurança do Google e mais especificamente ao certificado Play Protect .

Em linhas gerais, trata-se de um certificado compatível com os serviços do Google e que garante a segurança do seu celular . A grande maioria dos dispositivos Android o possui, embora haja exceções. A seguir, explicaremos como verificar se o seu possui e como funciona para proteger seu dispositivo.

O que significa Play Protect e como saber se o seu celular tem

Começaremos pelo final, que é saber se o seu aparelho possui essa certificação ou não. Em geral, diremos que sim, pois todos os fabricantes o incluem e só encontramos exceções se você instalou uma ROM do sistema ou se for importada . No entanto, existe uma lista do Google na qual você pode verificar se o seu terminal foi encontrado ou não. Embora insistamos, se você mudou a ROM , você pode ter perdido o certificado.

Consultar o certificado Play Protect do Google Play

Outra opção para verificar se você possui o certificado é acessar o Google Play, clicar em sua foto, acessar Configurações e exibir a seção Informações . Nesta seção, você deve olhar na parte inferior onde diz “Certificação Play Protect”, pois abaixo dirá se o seu dispositivo é ou não certificado.

E o que significa ser certificado? Bem, de acordo com o que o próprio Google diz , que seu dispositivo inclui todos os aplicativos e serviços licenciados do Google. Isso também significa que o terminal passou com sucesso em um teste de compatibilidade com o Android.

Não ter esta certificação acarreta certos riscos como, regra geral, não ter um sistema seguro. E é que você pode não receber atualizações do sistema, nem dos aplicativos e serviços, portanto não terá os patches de segurança que a empresa lança periodicamente para garantir a segurança do seu sistema operacional móvel.

Da mesma forma, outros recursos podem não estar disponíveis , como backup. Pode até acontecer que o terminal não consiga executar aplicativos corretamente, independentemente de onde eles foram baixados.

Play Protect

Se você está atento às notícias sobre malware , deve saber que ultimamente tem havido alguns casos de vírus que acabam infectando o Android e que muitas vezes escapam de aplicativos presentes no Google Play . No entanto, normalmente o Google Play é um repositório seguro .

O fato de um dispositivo móvel ter um certificado Play Protect e poder baixar aplicativos do Google Play implica que a própria empresa está por trás desses aplicativos expostos. Assim, eles estabelecem uma série de requisitos e filtros de segurança que impedem a entrada de aplicativos maliciosos .

Na verdade, se olharmos para o malware recentemente descoberto que foi encontrado nos aplicativos do Google Play, podemos ver que os aplicativos são realmente seguros desde o primeiro momento. E é que os cibercriminosos se aproveitam de outro modus operandi para infiltrar seus cavalos de Tróia.

Sim, existem aplicativos do Google Play com malware. No entanto, esta não é a norma e o Google age rapidamente para remover aplicativos maliciosos.

O mais difundido e para o qual o Play Protect é indiferente no final, é aquele em que os aplicativos pedem à vítima para baixar uma suposta atualização. Isso é executado em servidores fora do Google , portanto, sai no final dos filtros da empresa. Na verdade, muitas vezes eles apresentam interfaces de download que imitam o Google Play para ganhar confiabilidade, mas não são o Google.

No entanto, as políticas de segurança do Google são rígidas a esse respeito e obviamente não permitem esse tipo de apps que, indiretamente, acabam representando um risco para o usuário. E mesmo que aplicativos desse estilo acabem entrando, a empresa os remove de sua loja assim que fica sabendo.

Play Protect não é tudo. Existem mais maneiras de se proteger

Assim como um antivírus pode não ser suficiente para manter seu celular seguro, o Play Protect também não é uma garantia absoluta de segurança. É importante, mas no final o desempenho do usuário é fundamental . Veja o caso das permissões concedidas aos apps .

Os aplicativos podem solicitar permissões de todos os tipos, como acesso à câmera, contatos, leitura de SMS, notificações… Em si mesmos, eles não são perigosos e, na verdade, são um bem necessário para impedir que os aplicativos tenham acesso padrão a todas as nossas informações . Para dar dois exemplos, é compreensível e necessário que um aplicativo de câmera solicite acesso à câmera. No entanto, não é tanto que seja solicitado por um aplicativo focado em evitar spam telefônico .

Bem, continuando com o segundo exemplo, existem aplicativos maliciosos que se aproveitam das permissões concedidas a eles para cometer seus delitos. Existem algumas permissões que abrem a porta para malware : leitura de SMS, acessibilidade, notificações e até sobreposição de aplicativos.

Da mesma forma, baixar APKs fora do Google Play também é um risco . Isso não significa que não existam repositórios confiáveis ​​para baixar APKs para Android , mas você deve ser mais cauteloso porque o Play Protect não certifica a segurança de aplicativos que estão fora da loja do Google.