A Associação de Fumicultores do Brasil Afubra realizou um encontro especial na manhã quarta-feira (07), com associados do sistema mutualista. Evento ocorreu no CTG Camaquã, localizado no Bairro Gaúcho.

Com apresentação do presidente Marcílio Drescher, o evento promoveu um momento de troca de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e fortalecimento da parceria no sistema mutualista.
Durante o encontro, vendedores e associados discutiram temas importantes para o setor, com o objetivo de fortalecer o compromisso da Afubra com a agricultura da região. De acordo com o presidente, o preço médio da comercialização do tabaco foi o tema de maior discussão desta manhã.
A fumicultura foi pioneira em ter um sistema de produção integrado. Trata-se de uma relação entre produtores e empresas que planejam e realizam a produção do tabaco, através de um contrato de integração.
O setor do tabaco também é pioneiro em ter um sistema de auxílio mútuo, voltado aos produtores de tabaco, criado pela Afubra. A demanda dos produtores motivou o surgimento da associação. Os benefícios são criados e administrados pela entidade e aprovados pelos associados na assembleia geral feita anualmente.