Não são apenas sinais, placas, leis e multas que regem a vida no trânsito: “A socialização, a obediência às regras, a solidariedade. Tudo isso é necessário para viver em harmonia nas ruas e avenidas”, comenta a coordenadora dos Agentes de Trânsito, Elis Regina Barbosa. A Divisão de Trânsito, departamento da Secretaria dos Transportes, está promovendo uma série de ações educativas a fim de conscientizar condutores e pedestres.
Diante do alto número de utilização incorreta de vagas de portadores de necessidades especiais, a equipe realizou no final do mês de setembro, na Esquina Democrática, em parceria com a Brigada Militar a distribuição de materiais educativos. Na ocasião, foi colocada em uma vaga uma cadeira de rodas com uma placa com a seguinte frase: “Essa vaga não é sua nem por um minuto”. “Nosso objetivo era provocar a reflexão nos condutores que utilizam as vagas indevidamente com a desculpa de ser ‘rapidinho’”, destaca a coordenadora dos Agentes de Trânsito.
Já no mês de outubro, a Divisão de Trânsito promoveu na Praça Zeca Netto uma mateada com distribuição de materiais educativos e os agentes de trânsito puderam esclarecer dúvidas da comunidade. Conforme Elis Regina, as ações também são direcionadas para crianças e jovens. Durante a mateada, foram realizados quiz de perguntas sobre regras de trânsito, onde três acertos davam direito a um lápis decorado com placas de sinalização. “O objetivo é criar uma nova mentalidade, para que esses cidadãos cheguem à idade adulta com as ações corretas, conscientes de que o trânsito é um ambiente social e não individual”, destaca a coordenadora.
Para o mês de novembro, o setor está organizando uma peça de teatro para ser apresentada em escolas, com narrativas lúdicas que auxiliem na formação do futuro condutor. Para mais informações sobre as atividades realizadas ou agendamentos ligue 3671-6655.