Search
[adsforwp-group id="156022"]

Agricultores enfrentam estiagem e granizo para realizar colheita de fumo

Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

A agricultura gaúcha inicia 2022, enfrentando diversas variações climáticas nesta safra 2022/01. Desde uma severa estiagem a queda de granizos afetam os trabalhos dos agricultores desde 2021. Na manhã desta segunda-feira (17), o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, esclareceu a crise enfrentada pelos produtores rurais, durante entrevista na Acústica FM.

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Conforme o presidente, houve um aumento da intensidade de quedas de granizo nas microrregiões de Camaquã e São Lourenço do Sul, sendo este um fator preocupante. De acordo com dados levantados pela Afubra, ocorrem cerca de 518 kg por produtor.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O gestor detalha o andamento das colheitas de tabaco nas microrregiões, onde Camaquã atingiu 65% do total e São Lourenço do Sul, 75%. Sobre a comercialização cada umas das áreas atingiram até o momento 05% e 12%.

– Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

De acordo com o chefe da Associação a estiagem provoca dificuldade de conclusão da plantação: “Pela falta de chuva poucos produtores podem fazer a safrinha de milho ou de soja” afirma.

O presidente destaca que ocorrera no próximo dia 26, um encontro com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e entidades de Santa Catarina e Paraná para as negociações comerciais do tabaco da safra. 

Confira a entrevista: