Search
[adsforwp-group id="156022"]

Água invade casas e moradores se abrigam em escola em Tapes, RS

img_3560_foto_1.jpg

Cerca de 50 pessoas tiveram de deixar suas casas entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (28) em Tapes, na Região Sul do Rio Grande do Sul, em razão do volume de chuva acumulado. Conforme os Bombeiros Voluntários da cidade, são dois bairros atingidos. As residências foram invadidas pela água, e os moradores foram deslocados para uma escola.

Com a chuva forte e insistente, o Arroio Teixeira transbordou na região, causando o problema principalmente em Tapes. Conforme explica o bombeiro Alessandro Vasque ao G1, a água continua subindo. “Estamos monitorando e não está baixando o volume. A água escorre para cá. Pedimos para desligar a rede elétrica”.

Conforme Vasque, com a invasão da água nas casas, moradores sofrem prejuízos com equipamentos estragados. Na escola para onde eles foram levados, há alimentos e colchões. Por enquanto, não há pedidos para doações.

A Defesa Civil do estado ainda não divulgou balanço dos transtornos pelo estado. Mas o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha e disse que já foram registrados 258 milímetros de chuva acumulados no município.

“A situação é grave. Na verdade, quando começa a chover, essa água acaba chegando no local mais plano, que é nossa cidade. Começou a chover ontem pesadamente. Não tem o que fazer, a não ser tirar as pessoas de casa”, explicou o prefeito, lamentando a situação. Ele está em Brasília (DF) para a marcha dos prefeitos, mas faz orientações à distância às equipes que estão trabalhando em Tapes.

Até o momento, pelas informações que tem, Rafaeli não prevê um pedido de decreto de emergência ao governo. Mas diz que ficará atento e, se a situação piorar, terá de fazer uma solicitação.

Na mesma região, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na manhã desta quinta-feira (28) há acúmulo de água em trechos da BR-116. Além do km 332, em Tapes, os quilômetros 365 em Sentinela do Sul, e 331 em Barra do Ribeiro, também apresentam problemas. Equipes da PRF orientam motoristas.