Search
[adsforwp-group id="156022"]

Alemanha determina fechamento de comércio para conter avanço da Covid-19

img_37727_foto_1.jpg

A Alemanha determinou o fechamento do comércio e escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro para tentar conter a disseminação de coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (14) o lisboeta, Marcos Klar Renner Camargo Ott, morador de Staufen na Alemanha, compartilhou em entrevista ao vivo ao programa Primeira Hora, como estão ocorrendo as medidas na cidade.

Conforme relato, desde o dia primeiro de novembro, foi estabelecido que restaurantes deveriam fechar. Estes estabelecimentos recebem 75% de subsídio do governo de acordo com faturamento bruto equivalente ao lucro de novembro de 2019, eles ainda possuem permissão para oferecer tele entrega ou busca de refeições: “Desde novembro também estão fechadas as academias, os teatros e cinemas”, afirma.

A partir de quarta-feira (16), estão proibidos de abrir, as escolas, creches, lojas e diminuição de circulação das pessoas no país, somente ficarão abertos os serviços essenciais como supermercados, farmácias e bancos. As comemorações de natal também serão diferentes na Alemanha, de 24 a 26 de dezembro famílias de até quatro pessoas, sem contar as crianças, podem se reunir: “A partir de 27 não será mais permitido a circulação em casas diferentes”, afirma. Conforme divulgou o portal, G1, o país está “lockdown” parcial há seis semanas.

O uso de máscaras bem como as medidas de saneamento é obrigatório. Na cidade somente 1/3 dos empregados podem estar presentes na empresa. Os estabelecimentos precisam, oferecer suporte para o servidor trabalhar em casa, “Minha esposa trabalha desde março remotamente”, destaca.

O país se prepara para testes em massa contra a covid-19, com objetivo de tentar retornar as aulas na Alemanha no dia 11 de janeiro. Marcos nasceu em Lisboa, Portugual, e morou em Porto Alegre. Parte da família dele reside em Camaquã.

Confira a entrevista na íntegra: