Alexandre Saltz é o mais votado em eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça

Promotores e Procuradores de Justiça escolheram Alexandre Saltz para chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pelos próximos dois anos. Ele foi o mais votado na eleição realizada pela categoria. O resultado foi divulgado neste sábado (20). O Promotor de Justiça recebeu 403 votos (36,5%). A lista tríplice com os mais votados será enviada ao governador Eduardo Leite, na segunda-feira (22), que terá 15 dias para escolher quem será o Procurador-Geral de Justiça na gestão 2023-2025. Os demais candidatos obtiveram os seguintes votos: Júlio César de Melo 321 (29,1%), Maurício Trevisan 199 (18%) e Martha Beltrame 180 (16,3%). 

Historicamente os governadores escolhem o mais votado pela categoria na lista tríplice. A apuração ocorreu de forma eletrônica após o encerramento da votação, às 17h. O local escolhido para a divulgação do resultado foi o auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MP-RS, em Porto Alegre.

Publicidade

Para compor a administração, Saltz indicou: a Procuradora de Justiça Josiane Brasil Camejo (Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos), o Procurador de Justiça Heriberto Roos Maciel (Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos), o Promotor de Justiça Luciano Vaccaro (Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais) e o Promotor de Justiça João Cláudio Pizzato Sidou (Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Gestão Estratégica).

Quem é Alexandre Saltz

Promotor de Justiça há mais de 30 anos, Saltz é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e mestre pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Foi promotor-Assessor, Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, Secretário-Geral e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto. Atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e Porto Alegre, nas Promotorias de Justiça da Fazenda Pública e do Meio Ambiente. Foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul com Grau Comendador em 2014. Também é professor palestrante na Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

4 passos para limpar cortinas sem precisar tirá-las do varão

Quando a correria do dia a dia se impõe, tarefas como lavar as cortinas podem…

3 horas ago

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante em Camaquã

O corpo de uma mulher foi encontrado às margens da BR-116

17 horas ago

Incêndio consome veículo na BR-116 em Camaquã

Sinistro ocorreu na tarde desta quinta-feira (17)

17 horas ago

5 erros corriqueiros que fazem sua casa ficar suja mais rápido

A sensação de casa limpa parece durar cada vez menos? Você faz aquela faxina caprichada…

20 horas ago

Lions Clube Universitário realiza ação contra diabetes em Camaquã

Serão realizados testes gratuitos de diabetes e verificação de pressão arterial

20 horas ago

This website uses cookies.