Search

Alunos da Escola Santa Luzia do município da Chuvisca falam do Projeto “Verde é Vida”

img_3355_foto_1.jpg

Alunos da Escola Santa Luzia, do município da Chuvisca, falaram nesta segunda-feira (13), no programa Primeira Hora, sobre o Projeto “Verde é Vida” da Afubra, que visa conscientizar alunos sobre o meio ambiente.

A orientação da pesquisa realizada sobre plantio direto, tema escolhido pelos pesquisadores mirins, foi da professora de ciências e matemática, Jaiane Dummer.

Os trabalhos foram selecionados pela Afubra, dentre os estados: Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e foram expostos na Expoagro Afubra, que aconteceu em março, no município de Rio Pardo, em Rincão Del Rei.

Conforme Jaiane, esta experiência é de extrema importância para os alunos, pois eles aprendem a pesquisar e ganham uma grande vivência em poder apresentar os seus trabalhos para as mais de 80 mil pessoas que visitaram a Expoagro Afubra.

O aluno Daniel Finkembauer, de 13 anos, falou sobre a importância do projeto selecionado.

“É um tema muito importante este que nós escolhemos do plantio direto, e foi uma forma de nós conhecermos um pouco mais da realidade do nosso município, que se baseia na agricultura. Os produtores rurais necessitam do solo e se preocupam com toda a comunidade chuvisquense. O plantio direto evita a erosão do solo, além de proteger, fazendo com que ele possa produzir nos anos seguinte.”

O grupo de pesquisadores visitou a EMATER e os produtores que fazem a utilização de plantio direto, para conhecer um pouco mais do trabalho. O município da Chuvisca tem produtores que utilizam esta técnica desde 01 ano até 11 anos e acreditam que é de grande valia, pois preserva o solo.