Um grupo de alunos de Camaquã, participa de um projeto que visa tratar efluentes. Trata-se de um projeto que está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária.
Em parceria com o Sicredi e secretarias municipais, o projeto vem sendo realizado há pelo menos dois anos, mas tem em 2021, a sua colocação em prática. Segundo a prefeitura de Camaquã, a água residual da ordenha, ao invés de ir diretamente para o açude, passará a ter um tratamento diferenciado.
O projeto pretende utilizar esses efluentes em um sistema de leitos cultivados de três unidades, em que a última unidade do sistema contém mudas de taboa transplantadas. Esse sistema será o responsável por decantar e filtrar a água residual antes dela ir para o açude.
Ainda de acordo com a prefeitura, Os estudantes realizaram, na última semana, a preparação do sistema de leitos cultivados e a colocação das mudas de taboa. Com esse projeto, a escola busca ampliar o tratamento dos seus efluentes reintegrando-os ao ambiente e garantir aos estudantes uma ampliação dos conhecimentos unindo prática e teoria.