Search
Empreendedorismo

Alunos do Colégio Contemporâneo criam microempresa “Agarro” e vivenciam o empreendedorismo na prática

Estudantes de Camaquã lançam suporte inovador para sacolas

Alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Contemporâneo, de Camaquã, estão vivenciando uma experiência única de empreendedorismo por meio da criação da microempresa “Agarro”. O projeto, desenvolvido sob orientação da professora Vivian Dubal e de outros educadores, é realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) e integra um programa que incentiva jovens a aprenderem, na prática, o funcionamento de uma empresa.

Alunos do Colégio Contemporâneo criam microempresa “Agarro” e vivenciam o empreendedorismo na prática
Alunos do Colégio Contemporâneo criam microempresa “Agarro” e vivenciam o empreendedorismo na prática. Foto: Alice Campos | Acústica FM

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A iniciativa desafia os estudantes a assumirem todas as etapas do processo empresarial: desde a concepção do produto até a gestão de finanças, marketing, produção e liderança. O resultado desse trabalho colaborativo foi o desenvolvimento do “Agarro”, um suporte inovador produzido em impressora 3D, que facilita o transporte de várias sacolas de compras ao mesmo tempo, tornando o cotidiano mais prático e confortável.

Durante entrevista concedida à Rádio Acústica FM, as alunas compartilharam suas experiências e funções dentro da microempresa. Samira Silva, responsável pela produção, destacou os desafios de transformar ideias em um produto real. Clara Suris, diretora de marketing, relatou a importância de estratégias criativas para alcançar o público. Valentina Moraes, diretora de produção, enfatizou o aprendizado sobre organização e eficiência. Vitória Dalbem, presidente da empresa, falou sobre a responsabilidade de liderar o grupo e tomar decisões importantes, enquanto Antônia Picarelli, também da produção, ressaltou o valor do trabalho em equipe.

Segundo a professora Vivian Dubal, o projeto tem como diferencial a autonomia dos alunos: “Todas as decisões e o funcionamento da empresa são responsabilidade deles. Eles enfrent[am desafios reais e aprendem a lidar com problemas, encontrar soluções e trabalhar juntos”, ressaltou. Ela também destacou o apoio dos demais professores e da Acic na orientação dos jovens.

O “Agarro” já está sendo comercializado por meio de reservas e será apresentado em eventos locais, como a tradicional Festa Junina e a Feira de Mini Empresas. A microempresa faz parte de um programa maior, que reúne outras escolas e prevê uma competição entre os projetos. Os melhores produtos podem avançar para etapas estaduais, nacionais e até internacionais, com a final mundial possivelmente sediada na Alemanha.

Para as alunas, o projeto representa muito mais do que uma atividade escolar. “Estamos muito orgulhosas do que conquistamos juntas. Aprendemos sobre empreendedorismo, mas também sobre união, criatividade e superação”, afirmaram. A professora e as estudantes finalizaram a entrevista agradecendo à escola, à rádio, aos orientadores e a todos que apoiam a iniciativa, destacando o desejo de seguir empreendendo no futuro.

A experiência, segundo o grupo, ficará marcada para a vida de cada participante e reforça a importância de iniciativas educacionais que aproximam os jovens do mundo real dos negócios.

Saiba mais sobre o Agarro

Tags: Camaquã, Educação, empreendedorismo