Search
[adsforwp-group id="156022"]

Amaral Ferrador decreta situação de emergência

img_28049_foto_1.jpg

O município de Amaral Ferrador decretou situação de emergência em sua área rural, que é afetada pela estiagem. O decreto assinado pelo prefeito Nataniel Candia foi publicado nesta terça-feira (7).

O decreto leva em conta os baixos índices de precipitação pluviométrica no mês de novembro, que foi agravada em dezembro de 2019. O decreto se baseia em parecer técnico emitido pela Emater/RS e levantamento efetuado pelas Secretarias de Infraestrutura e Agropecuária. Os documentos confirmam perdas expressivas nas culturas do milho, soja, feijão, fumo e culturas de subsistência (hortaliças, mandioca e batata doce), além da pecuária, tanto na criação de gado leiteiro quanto de corte.

O decreto ainda considera os prejuízos nas culturas, ocasionando redução na produtividade e até mesmo na perda total em algumas lavouras, prejudicando sobremaneira os agricultores que têm nessas a fonte de sua subsistência. A prefeitura ainda destaca danos materiais, danos humanos, ambientais e os prejuízos econômicos e sociais. A redução dos reservatórios de água e o risco de queimadas também foram levadas em conta.

Vários municípios já decretaram situação de emergência. Na região, além de Amaral Ferrador, o problema afeta Camaquã, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Cristal.