Search
[adsforwp-group id="156022"]

Amazon anuncia o fechamento do Wickr Me, o aplicativo de mensagens voltado para o consumidor

img_57344_foto_1.png

A Amazon está fechando ultimamente. Após confirmar o fechamento do Amazon Drive , serviço de armazenamento em nuvem, agora é a vez da Wickr, subsidiária que anunciou o fechamento de seu aplicativo de mensagens criptografadas, o Wickr Me , para o ano que vem.

A Wickr foi fundada em 2011 e se posicionou como uma das opções mais populares em seu segmento, o de serviços de mensagens que oferecem criptografia de ponta a ponta. Foi adquirida pela Amazon Web Services em 2021, sendo desde então subsidiária da gigante da nuvem pertencente à corporação fundada por Jeff Bezos.

O aplicativo gratuito de mensagens Wickr será descontinuado em etapas, pois a partir de 31 de dezembro de 2022 deixará de aceitar novos cadastros de usuários para ser encerrado definitivamente um ano depois, em 31 de dezembro de 2023 . Dessa forma, os usuários têm muito espaço para migrar para outras soluções com características iguais ou semelhantes.

É importante observar que o desligamento afetará apenas os produtos voltados para o consumidor, bastante populares entre jornalistas e denunciantes porque a criptografia de ponta a ponta dificulta a interceptação de mensagens por ciberespiões e agentes mal-intencionados. Por sua vez, os produtos destinados a órgãos governamentais, organizações militares e empresas não serão afetados por este fechamento .

Wickr Me

Na publicação anunciando o próximo fechamento do Wickr para consumidores, a Amazon explicou que, “após cuidadosa consideração, vamos concentrar o foco do Wickr na proteção dos dados e comunicações de nossos clientes comerciais e do setor público com AWS Wickr e Wickr Enterprise, e decidimos descontinuar nosso produto de consumo, Wickr Me.”

Esse movimento pode ter se originado do fato de que o aplicativo de mensagens gratuito permitia que criminosos trocassem imagens de abuso sexual infantil . Isso foi denunciado em junho pela NBC News citando documentos oficiais, policiais e ativistas, que acusaram a empresa de fazer pouco para resolver o problema de forma proativa. Outra coisa a ter em mente é que o Wickr Me se tornou um centro para traficantes de drogas que se viram expulsos da dark web pelo fechamento de sites como o Silk Road.

Visto que o serviço orientado ao consumidor tem sido usado para alguns negócios bastante obscuros e que Wickr tem a CIA e a controversa empresa de segurança privada Blackwater entre seus patrocinadores, parece que esse desligamento é mais uma tentativa da Amazon de limpar sua imagem do que outra coisa, e saber quais as pressões que tanto a controladora quanto a controlada têm recebido sobre esse assunto. Olhando para as aparentes razões para o fechamento do Wickr Me, não seria surpreendente descobrir que esta é apenas a ponta do iceberg.